top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Praça Nuno Roland é inaugurada, sendo uma das primeiras do projeto "Fábrica de Praças"

Espaço em Jardim Sulacap ganhou reforma e novos equipamentos

Após algumas paralisações e atrasos, a Praça Nuno Roland em Jardim Sulacap foi inaugurada na noite da última quinta-feira (17), com Eduardo Cavaliere, secretario de meio ambiente e Pedro Paulo, secretario de fazenda, além de diversas autoridades. A praça teve reforma da academia ao ar livre, jardins e brinquedos infantis, além da instalação de outros novos equipamentos.


As obras começaram na segunda quinzena de novembro e tinham prazo de 90 dias para terminar, mas no início de janeiro moradores denunciaram que a praça estava abandonada, suja e sem obras há semanas. Na época, a prefeitura culpou as chuvas pela paralisação, mas nossa reportagem apurou que na verdade ocorreu um problema com a empresa terceirizada, que interrompeu momentaneamente as obras, mas o problema foi resolvido dias depois, com o recomeço da revitalização.

De acordo com a prefeitura do Rio, a praça de Sulacap foi uma das primeiras a serem inauguradas no Zona Oeste pelo projeto "Fábrica de Praças". Antes da Nuno Roland, já tinham sido revitalizadas na região as Praças Guilherme da Silveira, em Bangu e a Santa Salete, em Campo Grande. O "Fábrica de Praças", coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), com apoio da Fundação Parques e Jardins, vai garantir mais agilidade às ações, já que quatro contratos foram estabelecidos com fornecedores. No total serão investidos R$ 40 milhões.

Com as licitações já definidas, o programa inaugurou um galpão, em Bangu, onde serão feitos diversos serviços, como construção de choupanas de madeira, de bancos e alambrados. Com 2.500 metros quadrados, o galpão, na esquina da Avenida Ribeiro Dantas com Rua Sidnei, permitirá uma rápida reforma de infraestruturas básicas das praças. O espaço será o centro de reforma de equipamentos diversos. Outra novidade é um triturador de galhos e folhas de árvores - o material vai servir de substrato para os plantios da Horta Carioca do Parque Madureira Mestre Monarco. O conceito construtivo do Fábrica de Praças é similar ao realizado pela Prefeitura em 2014, no Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, na Ilha do Governador. Na ocasião, a unidade tinha capacidade para armazenar cinco mil toneladas de concreto em vigas, pilares e lajes, que foram utilizadas na construção de unidades educacionais.


Mais imagens da Praça Nuno Roland:

Confiram as declarações das autoridades e a inauguração da nova placa de identificação da Praça Nuno Roland:




Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page