top of page
Sinopse

Segundo estudo do Atlas de Notícias, locais onde não existem informações jornalísticas são onde menos o poder público atua. Com isso, o portal (e redes sociais) desempenha esse papel de fazer jornalismo dentro dos bairros que se propõe atuar. Com isso, todo conteúdo/pautas do Sulacap News é absolutamente regionalizado/focado nos bairros de sua abrangência, que são Jardim Sulacap, Vila Valqueire, Campo dos Afonsos, Magalhães Bastos e Realengo, perfazendo um população-alvo de quase 300 mil habitantes. Nenhum conteúdo de outra região, mesmo que absolutamente relevante, não é publicado, salvo eventos culturais ou intervenções de impacto (mobilidade urbana) nas imediações da população-alvo.

Entende-se por Jornalismo Comunitário aquele que se dedica ao relato de fatos que atendem às demandas de determinada comunidade. É através do Jornalismo Comunitário (hoje conhecido como local ou hiperlocal) que se busca resgatar a identidade individual e coletiva da sociedade na qual determinada comunidade está inserida. É a busca constante pela valorização da cultura local, da coletividade, a partir da noção de pertencimento do indivíduo à determinada comunidade. O Jornalismo Comunitário é a oportunidade de proporcionar aos indivíduos uma cidadania no sentido de poder exercer seu direito a uma comunicação ativa e não apenas passiva como acontece, via de regra, nos meios de comunicação de massa tradicionais, a “grande imprensa” onde as pautas locais (de bairros ou comunidades) perdem vez para pautas mais regionalizadas (de zonas ou municípios).

Essa relação de proximidade, embora se manifeste essencialmente no plano geográfico –assuntos que estão mais perto da região onde vive a comunidade tendem a ter prioridade no noticiário –, pode também se revelar por meio daquilo que chamamos de “proximidade por demandas ou expectativas”. Exemplificando: projetos culturais e sociais desenvolvidos na comunidade terão destaque nos veículos por ela produzidos; o mesmo raciocínio vale para cenários de violência e exclusão, para problemas como o desemprego e a falta de escolas ou de postos de saúde, buracos, vazamentos de água e outros problemas que tenham base na legalidade e nos direitos da vizinhança. Aqui, prevalece a lógica geográfica – e, sem dúvidas, ela ocupa a maior parte do noticiário.

SULACAP NEWS

CNPJ 29.301.620/0001-42

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Alexandre Madruga - 32.776/RJ

REPÓRTERES

Pedro Nascimento

Issac Granjeiro

Marcelo Madruga

COLABORADORES

Renata Almeida (Amisul)

Manuela Seixas (jornalista)

Guilherme Santana (Colunista)

Ivan Beraldi (Colunista)

Josi Saldanha (Colunista)

Backstory e Contexto

Sulacap News é um portal de notícias de jornalismo local/comunitário que usa as redes sociais como suporte para denúncias de moradores e pautas de serviço. Além do site, usa Facebook, Instagram, Twitter e Youtube (este apenas como suporte de conteúdo audiovisual).

O jornalismo local do Sulacap News atende apenas e tão somente alguns bairros da Zona Oeste do Rio. Especificamente Jardim Sulacap (que dá nome a empresa), Vila Valqueire, Campo dos Afonsos, Magalhães Bastos e Realengo, perfazendo um população-alvo de quase 300 mil habitantes. Apesar do número de seguidores total nas redes sociais bater quase 80 mil, o alcance/engajamento aproximado é de 250 mil mensalmente.

O portal divulga pautas/matérias diversas que possam ter um desenvolvimento de seu conteúdo, mas sempre focados e voltados para a região, exceto as pautas de saúde ou de profissionais liberais, que precisam ser moradores dentro da população-alvo, para poderem ter direito a escrever no site, como representatividade destes na própria região que residem.

As redes sociais funcionam mais como denúncias pontuais dos moradores, como buracos na rua, postes apagados ou demandas específicas que impacta o cotidiano no bairro. Algumas dessas postagens, por vezes, quando ganham alguma complexidade, viram pauta para o site, mas no geral, as postagens são o “texto da denuncia e as fotos enviadas pelo morador”, sempre com o feedback da instituição pública (ou não) envolvida no caso.

A margem de solução de demandas do Sulacap News beira os 95%, segundo nossas estatísticas baseadas nas respostas dos e-mails para os respectivos responsáveis.

A parte comercial/publicitária é a única fonte de renda do Sulacap News (fora as doações financeiras voluntárias de seguidores), mas busca contribuir com o pequeno e médio empresário em poder alcançar seus público-alvo com valores publicitários mais dentro da realidade comunitária proposta. Ou seja, o papel informativo também é necessário na parte comercial, dando visibilidade ao empreendedor/comerciante dentro das comunidades que são parte da população-alvo.

POLÍTICA DE VERIFICAÇÃO DE FATOS E CORREÇÕES

Quando um erro de informação é apontado, seja internamente pela redação, seja por observações dos leitores, os editores responsáveis pelo conteúdo fazem uma rechecagem dos dados, o Sulacap News se utiliza dos princípios do International Fact-Checking Network e ao Aos Fatos, que são entidades verificadores de fatos. Esses princípios estão baseados em compromissos de cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta.

Política de erros

O Sulacap News busca apresentar informações precisas e claras a respeito dos temas de que trata, a partir de fontes qualificadas. A política do portal é corrigir os eventuais erros de maneira ágil e transparente.

Quando um erro de informação é apontado, seja internamente pela redação, seja por observações dos leitores, os editores responsáveis pelo conteúdo fazem uma rechecagem dos dados.

Uma vez constatado o erro, o conteúdo é corrigido e passa a ser acompanhado por uma nota intitulada AVISO DE CORREÇÃO, na qual é destacada a informação corrigida e o momento em que foi corrigida. Se a informação errada é central na elaboração do texto, a nota é publicada no topo do conteúdo. Em outros casos, a nota é publicada ao final do conteúdo.

Para reportar um erro, envie mensagem clicando AQUI.

O Sulacap News valoriza a interação com os leitores e trata a apuração dos erros apontados como prioridade.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page