top of page
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | O que fazer quando a lesão é no menisco?


Para entendermos um pouco de menisco é necessário saber que cada joelho tem dois meniscos, medial e lateral, são estruturas semilunares com as funções de absorverem os choques, dar estabilidade e distribuir as forças exercidas sobre eles.

Assim que o menisco é lesionado parte da função dele é prejudicada, e normalmente logo após a lesão quando é traumática vem o derrame articular. Quando a lesão acontece na parte posterior do menisco, poderá existir um incômodo na parte de trás do joelho. Caso a pessoa venha tentar esticar o joelho por completo também poderá sentir uma dor em pontada. Outro problema é o bloqueio articular, a pessoa tentar movimentar e algumas vezes trava. A dor aparece normalmente durante uma caminhada, corrida, subir e descer escadas, mudança brusca de direção ou fazer um agachamento.

A lesão degenerativa do menisco é muito comum em pessoas acima dos 40 anos, com o próprio processo natural de envelhecimento, o desgaste é progressivo, perdendo a propriedade elástica do menisco, sendo que a tendência dessa lesão é o aparecimento de uma futura artrose de joelho.

Normalmente a Ressonância Magnética é solicitada para identificar a lesão e ver a extensão. É importante também ver se a lesão do menisco está acompanhada de outra lesão, sendo comum quando o menisco medial é lesionado venha acompanhado com a lesão do ligamento cruzado anterior, ocorrendo com o movimento rotacional do joelho com o pé fixo no chão.

O que fazer quando diagnosticado?

Assim que a lesão no menisco for percebida através da dor no caso de degeneração ou pós-traumático, o ideal é realizar exames por imagem para poder realizar o tratamento conservador mais direcionado para lesão.

O tratamento conservador consiste na fisioterapia, objetivando principalmente a diminuição da dor, edema e fortalecimento da musculatura da coxa. No caso de bloqueio, será necessário ganhar o arco de movimento do joelho, até que o movimento saia com fluidez. Logo após a lesão os receptores articulares sofrem alterações, sendo necessário a intervenção do fisioterapeuta com os recursos proprioceptivos (trabalho de equilíbrio), ganhando estabilidade.

A cirurgia as vezes é necessária em caso de falha no tratamento conservador. A artroscopia é uma prática comum, realizada através de duas incisões, sendo visualizado o joelho internamente através de uma câmera de alta resolução, enviando a imagem para o monitor, diagnosticando e reparando o menisco quando necessário.

O tempo de reabilitação após a reparação do menisco via artroscópica demora em média de 4 a 6 semanas, caso não haja nenhuma outro intercorrência além do esperado, isto é, se durante o procedimento da artroscopia não for visualizado nenhuma outra lesão.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page