top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

FISIOnews | Síndrome do túnel cubital ou ulnar


Essa síndrome é pouco falada e algumas vezes mal investigada, mas isso acontece devido a compressão ou estiramento do nervo cubital ou ulnar. É um nervo importante que passa pelo cotovelo até chegar à mão. O nervo cubital é o que dá a sensibilidade ao dedo mínimo (quinto dedo) e a metade do dedo anelar (quarto dedo).

É possível sentir um desconforto medialmente ao cotovelo, ou um sensação de choque quando apoiamos o cotovelo em cima da mesa, ou até mesmo manter o cotovelo por muito tempo dobrado.

A pessoa com essa síndrome poderá sentir formigamento nos dedos descritos, metade da palma e do dorso da mão , fraqueza muscular e dor no cotovelo. Na fase crônica, o paciente irá apresentar uma atrofia muscular, caso não trate.

Quais as causas?

- Artrites;

- Artrose;

- Fratura óssea;

- Tumores;

- Trauma direto;

- Deformidade óssea;

- Subluxação do nervo ulnar;

- Atividade profissional (trabalho que exige muito do cotovelo);

- Diabetes.

É possível o diagnóstico pelo histórico ou através da eletroneuromiografia para confirmar o diagnóstico. A avaliação através da anatomia palpatória e testes ortopédicos também são importantes.

Na fisioterapia o profissional deve tratar a causa primária utilizando seus recursos. O deslizamento do nervo através da mobilização poderá ser realizado, alguns profissionais conhecem o recurso. O importante é diminuir o processo inflamatório, se existir, aumentar a força, diminuir a dor e liberar o nervo, consequentemente irá melhorar o formigamento.

Caso o tratamento conservador não dê resultado, a cirurgia poderá ser realizada pelo cirurgião, através de uma incisão na região do cotovelo para liberação do nevo cubital, com anestesia local, através do bloqueio do plexo braquial, ou a escolha da anestesia poderá ser geral.

Após a retirada dos pontos, que acontece em média 2 semanas após a cirurgia, já poderá iniciar a fisioterapia para reabilitação, que aproximadamente com 2 meses estará apto para as atividades laborais e diárias sem restrições.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page