top of page
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Como dormir sem sentir dor no dia seguinte?


Quando se fala em acordar bem, temos que primeiro pensar como podemos dormir bem, ou seja, a qualidade do seu sono vai influenciar na qualidade do seu dia.

Afinal, qual seria a melhor postura quando nos deitamos para dormir? Decúbito lateral ( de lado) ? Decúbito ventral (barriga para baixo) ? Decúbito dorsal (barriga para cima) ?

O ideal para o corpo é dormir de lado com travesseiro preenchendo o espaço entre a cama e a sua cabeça. Coloque entre as pernas um travesseiro, assim seu quadril não irá desalinhar, consequentemente sua coluna permanecerá alinhada, evitando que no dia seguinte sinta dores.

Optando dormir de barriga para cima, devemos sempre colocar um travesseiro ou um rolinho debaixo dos joelhos, desse jeito a sua lombar e seus joelhos não irão ser prejudicados.

A posição de barriga para baixo não é indicada, pois a sua cervical está rodada, forçando o pescoço, comprimindo as estruturas nervosas, e podendo dificultar a circulação da artérias vertebrais, que passa pelos dois lados da vértebra, unindo-se na altura da nuca para formar a artéria basilar, irrigando as estruturas do cérebro.

Qual o melhor colchão para sua coluna?

Se o colchão for duro, a tendência é que a coluna fique torta e os músculos fiquem tensionados, pois desse jeito o colchão não absorve as nossas proeminências ósseas.

O colchão mole é completamente contrário, com o nosso corpo afundando demais, não adequando perfeitamente as nossas estruturas, forçando a coluna, quadris, ombros e joelhos.

Procure não dormir em sofás e muito menos no chão, eles não foram preparados para receber a nossa coluna deitado. No máximo um cochilo de 10 minutos no sofá acompanhado de um bom travesseiro, que também ninguém é de ferro, mas se puder optar por um cochilo com qualidade, o ideal é que seja na cama.

A orientação é que você troque o seu colchão de espuma a cada 5 anos e o colchão de molas a cada 10 anos. O seu travesseiro poderá trocar a cada dois anos. Uma maneira de ver se já está na hora de trocar seu colchão é visitar uma dessas lojas de venda e fazer um teste, você de imediato irá perceber a diferença.

Veja a tabela de densidade do colchão:

Procure dormir sempre mais ou menos no mesmo horário, com duração de 8 horas por dia. O ideal é que o ambiente seja agradável e confortável. Apague a televisão e as luzes do quarto, isso já irá facilitar que o sono chegue mais rápido. Caso sinta vontade de beber líquido, opte pela água, jamais café antes de dormir, pois a cafeína é estimulante e tira o nosso sono. Não devemos comer nada pesado antes, pois nosso corpo não consegue relaxar quando o estômago está cheio. Um ambiente silencioso é o mais propício para relaxar e ter um sono sem interrupções.

Espero ter lhe ajudado a tomar uma iniciativa para melhorar a qualidade do seu sono.

Bons sonos!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page