top of page
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Síndrome da banda iliotibial ou joelho do corredor


A síndrome da banda iliotibial é uma lesão que gera dor na lateral do joelho, devido a uma inflamação do trato iliotibial, uma estrutura que pega toda a lateral da coxa, chegando abaixo da linha articular do joelho.

Normalmente essa lesão está ligada a um erro na biomecânica durante o movimento, principalmente nas pessoas que possuem os joelhos valgos (pernas em tesoura), ou seja, os joelhos se posicionam para dentro.

A dor surge durante a flexão e extensão do joelho, praticando uma corrida ou caminhada, principalmente em terrenos inclinados e rígidos. A região lateral da coxa apresenta-se rígida e possivelmente encurtada, podendo ser relatado pela pessoa uma sensibilidade à palpação.

A banda iliotibial tem sua função estabilizadora do joelho, com sua origem na espinha ilíaca ântero-superior e sua inserção na tíbia, mas precisamente no tubérculo de Gerdy. É no côndilo femoral lateral que a banda entra em atrito, acarretando uma inflamação local.

Algumas vezes o problema surge com a fraqueza do glúteo médio, músculo que se localiza no bumbum, sendo que ele tem a função de estabilizar o quadril. Caso esse músculo esteja fraco, haverá uma predominância na queda do quadril, forçando a região do joelho e inflamando.

Quais são as dicas tanto preventivamente como para tratamento?

- Alongue bem os músculos, principalmente o trato iliotibial;

- Fortalecimento dos glúteos médios (procure ajuda profissional);

- Massagem na região lateral da coxa;

- Evite fazer treinos em terrenos irregulares;

- Caso sinta dor, diminua a intensidade dos seus treinos;

- Faça uma avaliação da sua pisada, importante usar calçado adequado para seu tipo de pisada.

Como alongar a banda iliotibial ?

Na figura abaixo, o modelo projeta o quadril afetado para o lado da parede, com os joelhos esticados, alongando toda a lateral da coxa, diminuindo a tensão da banda iliotibial.

A dica em casa, persistindo a dor, mesmo tomando os devidos cuidados, é o do gelo, que pode ser realizado todos os dias, 20 minutos durante 3 vezes ao dia. Se mesmo assim não houver melhora, procure um fisioterapeuta para melhor avaliar e tratá-lo.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page