top of page
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | O que o frio representa para o reumatismo?


Quando falamos em reumatismo, genericamente estamos falando de várias doenças de causas diferentes, que comprometem os ossos, cartilagens, músculos, ligamentos e tendões.

A baixa temperatura, leva a vasoconstrição (vasos sanguíneos ficam mais estreitos), com isso, diminuem o fluxo de sangue, não chegando suficientemente a determinados locais, consequentemente, teremos articulações mais rígidas, e músculos mais tensos.

Outro fator importante com o frio, é o impacto sobre o líquido sinovial, líquido que lubrifica a articulação, ele fica mais espesso, prejudicando a harmonia articular, o que dificulta o movimento.

Quais os sinais e sintomas mais conhecidos do reumatismo?

- Dor; - Rigidez articular, principalmente nas primeiras horas do dia; - Inchaço na articulação; - Vermelhidão; - Aumento da temperatura local; - Deformidade articular; - Diminuição de força muscular.

A melhor maneira de prevenir os danos do frio, é se preparar para ele, através das roupas apropriadas para a situação. Procure agasalhar-se nos dias mais frios, utilizando casacos, calças, meias, gorros e luvas. Desse modo você estará preparado para combater o frio.

Na hora de dormir, continue agasalhado, tire o cobertor do armário e coloque em uso, pense que nesse momento, você ficará por 7 a 8 horas com a mesma vestimenta, isto é, caso não se prepare para noite de frio, poderá sofrer com as consequências.

O pilates é excelente, pois mantém os músculos fortalecidos e alongados, e seu corpo estará em movimento, fazendo que seu cérebro libere endorfina, trazendo o bem-estar, aliviando a dor e o cansaço.

Na fisioterapia, um grande recurso para tratamentos de doenças reumáticas, é a hidroterapia, além de trabalhar a musculatura específica, a água aquecida favorece a melhora da circulação sanguínea, relaxa os músculos e promove alívio das dores.

Em casa, podemos utilizar o calor superficial, como a água quente na bolsa de borracha, enrolada em uma toalha, que é muito vendida comercialmente nas farmácias, podendo ser aplicar por 20 minutos na área desejada.

Quando não usar o calor superficial? - Lesão aguda traumáticas, nas primeiras 48 horas; - Artrite infecciosa; - Processo inflamatório agudo; - Feridas abertas; - Circulação insuficiente; - Áreas com neoplasias; - Alteração de sensibilidade; - Processos hemorrágicos; - Local se apresentando quente.

Agora que você já sabe como combater a dor no frio, que tal colocar em prática tudo isso?

Ainda tem dúvida?

Entre contato comigo, meu blog está abaixo para maiores esclarecimentos!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado emTraumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page