• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Canelite ou periostite tibial


A canelite, como é chamada popularmente, é uma inflamação no periósteo (membrana que reveste o osso da perna), mas precisamente o osso da tíbia. É uma região em que passa alguns músculos, que ficam em constante atividade ao andarmos.

A dor anteromedial ou posterolateral a canela, é uma característica do problema, principalmente após fazermos atividade física, que na qual utiliza-se as pernas, como: futebol, corrida, caminhada e outros esportes.

A dor começa aparecer logo no início do exercício, e alivia ao pararmos a atividade, mas em uma fase avançada, caso não tenha tratado, vai piorando, e a dor fica presente até mesmo durante o repouso.

A avaliação da sua pisada é importante, pois pode ser o motivo da causa. O fisioterapeuta também deve verificar se existe alguma outra alteração em alguma parte do corpo, na qual esteja criando alguma adaptação, sobrecarregando a região da perna.

Mas eu tenho canelite, o que fazer?

Primeira atitude é procurar um fisioterapeuta, ele vai lhe orientar o que se fazer. Na fase aguda, gelo é a melhor opção, e o repouso é fundamental nessa fase, até que a dor diminua.

Diminua a intensidade dos treinos na sua volta aos treinos, caso faça atividades periodicamente.

Procure caminhar ou correr com tênis que tenha amortecedor, diminuindo o impacto. Fique longe da corrida em asfalto, pois o impacto é grande, e isso vai refletir na sua canela.

Outro fator comum que eu vejo com frequência são os obesos, principalmente sedentários, querem começar a fazer atividade física, e já começam errado, pela corrida e no asfalto.

Um excelente local para iniciarmos uma caminhada, é na grama, isso mesmo, o impacto é bem menor do que comparado ao asfalto.

Alongue- se sempre antes que for iniciar a atividade, assim estará preparando os músculo e prevenindo de futuras lesões.

Se a dor persistir, não tente tratar como pomadas, e não insista em continuar correndo, isso vai piorar o quadro clínico.

O ortopedista poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para aliviar a dor.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

#Fisioterapia

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil