Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Neuroma de Morton: saiba mais sobre o problema


O neuroma de Morton, é uma lesão benigna, formando uma massa ao redor do nervo digital, caracterizado por fibrose e desorganização das fibras nervosas.

A sua maior incidência fica conta do espaço entre o terceiro e quarto dedo, podendo também ocorrer entre os outros espaços intermetatarsianos , são espaços entre os ossos, que se ligam aos ossos do dedo, na região do antepé. O problema se instala com mais frequência em mulheres do que em homens.

Muito comum a dor no pé, chegando muitas das vezes o mesmo sintoma ao dedo, que pode estar acompanhada com a sensação de formigamento, e ao mesmo tempo pode-se ter a sensação de uma pedra dentro do sapato, como se fosse um choque na região. Esta condição pode ser aliviada, assim que se faz a retirada dos sapatos nos pés.

A causa do neuroma de Morton não está completamente esclarecida, mas se sabe que alguns fatores podem estar relacionados, são eles:

- Uso de sapato alto apertado, principalmente bico fino; - Deformidades no pé; - Atividade de impacto, causando trauma nos pés.

Na palpação entre os espaços do segundo e terceiro dedo ou entre o terceiro e quarto dedo, o paciente vai relatar aumento dos sintomas. Algumas vezes, é necessário a realização de exames complementares, para ter maior clareza. O raio x, Ressonância Magnética ou uma ultrassonagrafia, são exames que poderão ajudar a esclarecer o caso.

Na busca pela melhora do quadro, podemos realizar alguma mudanças: - Usar sapatos confortáveis, principalmente que não seja alto; - Palmilhas, confeccionadas especialmente para seus pés; - Evite atividade de impacto.

Além dessas mudanças, em casa pode aliviar a dor, colocando uma garrafa pet com água congelada, ou uma bolsa de gelo, deixar por 20 minutos, no local da dor. Após o gelo, é importante realizar o alongamento da panturrilha, aliviando a tensão muscular.

Em alguns casos, quando a fisioterapia e as infiltrações não são bem correspondidas, é necessário a cirurgia, para descompressão do nervo afetado, através de uma pequena incisão na parte superior ou inferior pé.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

#Fisioterapia

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil