top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

VÍDEO: Tamanduá-mirim é visto nas ruas de condomínio em Sulacap

Animal circulou na madrugada desse domingo (18)

Os latidos dos cães nessa madrugada não estavam alertando para pessoas estranhas, mas sim a um animal que não deveria ser visto passeando pelas ruas. Por volta das 2h da manhã desse domingo (18), um tamanduá-mirim circulou nas ruas Alto Paraná e Morro Agudo, do Condomínio Recanto das Montanhas em Jardim Sulacap e foi filmados por moradores.

O tamanduá-mirim é um animal que apresenta cerca de 5 a 8 quilos e é de uma espécie da mesma família do tamanduá-bandeira, sendo encontrada em várias regiões do país e é também observada na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Trindade e Tobago, Uruguai e Venezuela.


Ele possui uma variação no padrão de coloração dourada e uma espécie de colete preto em seu corpo, sendo visto, em geral, em árvores, possuindo, portanto, um hábito arborícola. Em algumas vezes pode ser encontrado no solo descansando ou se alimentando. Os tamanduás-mirins alimentam-se de insetos, como cupins e formigas, também atacando ninhos de abelhas para comer mel.


O tamanduá-mirim vive, geralmente, sozinho, porém pode ser observado na companhia de outros indivíduos quando está em fase reprodutiva ou em fase de cuidado com seus filhotes. A gestação desse animal dura entre 130 e 150 dias, e, geralmente, a fêmea dá a luz a um filhote. Após o nascimento, o filhote pode ser observado por alguns meses sendo levado pela mãe em seu dorso.


Atualmente o tamanduá-mirim é classificado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) na categoria “pouco preocupante".


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page