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  • Foto do escritorIsaac Grangeiro

SOM ALTO? Saiba como agir em casos de perturbação do sossego

Moradores frequentemente reclamam de eventos que estão acontecendo no bairro de Sulacap

Muitos moradores estão enviando mensagens diariamente para o Sulacap News, solicitando intervenções em bares e festas. Isso porquê muitos relatam que os eventos não seguem os protocolos estabelecidos pela Prefeitura. Diversas pessoas não sabem o que fazer em situações como essa, onde muitos se sentem perturbados e desrespeitados por esses eventos que, ás vezes, ficam próximos as casas das pessoas. Então, decidimos criar um conteúdo explicativo de como proceder em situações como essa.


Diante de um caso de perturbação do sossego, as pessoas costumavam ligar direto para a Polícia Militar, afim de pedir para verificar o local e conduzir os autores para a delegacia. Hoje não é mais necessário.


A Prefeitura criou a Central 1746, onde o ofendido pode solicitar uma fiscalização no local. Os meios para o usuário solicitar são diversos. O morador pode abrir uma solicitação por Whatsapp (21 3460–1746), pelo site www.1746.rio ou também discando 1746.


As informações necessárias que o usuário precisa para criar uma solicitação são:

- Nome completo e telefone de contato

- Bairro, rua e número da ocorrência, com ponto de referência

- Nome do estabelecimento

- Local de origem do barulho (bar, restaurante, festa etc.)

- Fonte do ruído (música ao vivo, karaokê, caixas de som etc.)

- Local onde o ruído é percebido (se for da residência/trabalho, o acesso dependerá de autorização/convite do responsável)


O prazo de atendimento é de até 7 dias corridos e o cidadão ou o responsável por estabelecimento comercial que for infracionado terá o prazo de 30 dias corridos a contar da data da infração para acessar http://gm.rio.rj.gov.br/infracoes/ e imprimir o DARM para efetuar o pagamento da multa.

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