top of page
  • Foto do escritorDa Redação

SME apresenta protocolos sanitários para retorno às aulas presenciais nas escolas municipais

As principais diretrizes do protocolo visam reduzir as chances de contaminação dentro das unidades escolares

A Secretaria Municipal de Educação apresentou nesta sexta-feira (29), o funcionamento dos protocolos sanitários que vão garantir a segurança de alunos, professores e comunidade escolar para o retorno presencial. O conjunto de medidas faz parte do Plano de Volta às Aulas, validado pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, formado por especialistas e pesquisadores, e apresentado publicamente na última quarta-feira (27).

As principais diretrizes do protocolo visam reduzir as chances de contaminação dentro das unidades escolares. Para isso, serão respeitadas regras como o distanciamento de carteiras nas escolas, creches e EDIs que será de 1,5 metro; a higienização das mãos será frequente; o uso de máscara será obrigatório (exceto para crianças de até 3 anos) e, na hora da merenda, as refeições serão feitas dentro das próprias salas, para evitar aglomeração nos refeitórios. Além disso, o horário de entrada e saída será escalonado.

O retorno das aulas presenciais está marcado para o dia 24 de fevereiro. Nas próximas semanas, as unidades educacionais aptas a receber alunos vão ganhar as marcações de distanciamento e demais medidas determinadas no protocolo sanitário. O Plano de Volta às Aulas da rede municipal de ensino, que conta com 1.543 unidades escolares, estabelece medidas de prevenção, monitoramento e contingência de casos do coronavírus. O secretário Ferreirinha ressaltou que o plano é dinâmico e pode ser modificado de acordo com as condições epidemiológicas de cada região da cidade.

"A prefeitura do Rio vai usar um protocolo sanitário rigoroso para que pais, alunos e profissionais da Educação tenham segurança nessa retomada das aulas. O protocolo está validado pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, um grupo de cientistas e especialistas em Saúde que entendem muito do assunto. Estamos trabalhando para, além de um protocolo sanitário seguro, oferecer acolhimento e uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens. Ninguém deve ficar para trás".

Duas etapas A volta às aulas terá duas etapas iniciais: remota, a partir de 8 de fevereiro, e presencial, a partir de 24. As aulas presenciais estão divididas em fases. Na primeira fase, voltam parcialmente alunos da pré-escola, 1º e 2º ano. Na segunda, voltam parcialmente alunos de creches, 3º ao 6º ano e 9º ano. Na 3ª e última etapa, mais alunos de creches e 6º ano, alunos do 8º ano, PEJA e Classes Especiais. Para evitar aglomeração, a quantidade de alunos nas unidades estará condicionada às condições epidemiológicas de cada Região Administrativa da cidade. Se a situação estiver Moderada (bandeira amarela), as unidades escolares poderão receber 75% de seus alunos. Se estiver Alta (bandeira laranja), 50% de sua capacidade. E se estiver Muito Alta (bandeira vermelha), 30% da capacidade.

Programa Conect@dos O Programa Conect@dos irá oferecer dados patrocinados aos 641 mil alunos e 39 mil professores da rede municipal de ensino para que tenham acesso gratuitamente à plataforma de aulas. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, vão receber o material didático impresso e, em algum momento, irão às escolas deixar as atividades didáticas. Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar suas atividades didáticas. Limpeza nas escolas As unidades de ensino receberão ações de limpeza e desinfecção, segundo as recomendações da Anvisa, e o chão das unidades terão marcações para facilitar o distanciamento necessário. As janelas e portas ficarão abertas para facilitar a ventilação, e atividades ao ar livre terão prioridade. As mesas dos professores ficarão, no mínimo, distantes 2 metros da dos estudantes. Entre os alunos, a distância das carteiras será de 1,5 metro. Além disso, os alunos não poderão compartilhar objetos pessoais, como livros e canetas. Os parquinhos das unidades serão usados apenas por crianças de até 10 anos, que deverão manter a distância de 1,5 metro umas das outras. As bibliotecas estarão liberadas, desde que respeitando o distanciamento e garantindo que os funcionários higienizem as mãos com álcool em gel 70% antes e depois de manusear o acervo. O protocolo sanitário que será usado nas escolas municipais tem o aval do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura do Rio, grupo formado por especialistas em Saúde, pesquisadores e acadêmicos.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page