top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Secretaria de Cultura se reúne com 70 grupos de bate-bolas e clóvis, tradição centenária do subúrbio

A cidade conta com mais de 200 turmas de Irajá até Santa Cruz

O secretário de cultura do Rio de Janeiro, Marcus Faustini, se reúne, nesta quarta-feira (20) com 70 turmas de bate-bolas e clóvis no Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz. O evento marca o primeiro encontro do poder público com esta classe de artistas. O objetivo é buscar apoio e capacitação para as turmas, contribuindo para o fortalecimento e valorização de umas das maiores expressões culturais do subúrbio do Rio.

A cidade conta com mais de 200 turmas, que a cada ano, de Irajá até Santa Cruz, inovam nos materiais das fantasias, nos adereços e na performance da saída. Mobilizando famílias e gerações, o sistema de criação envolve uma cadeia produtiva cheia de artistas, como costureiras e artesãos. As roupas possuem um sistema estético definido e suas diferenças formam as identidades das turmas e contribuem para o senso de comunidade e território. As fantasias, ricas em detalhes, são pagas pelos próprios integrantes ao longo do ano, fazendo com que a tradição cultural também crie e movimente uma rede econômica.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page