top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Quinta (22) tem vacinação contra raiva e haverá postos de Jardim Sulacap a Campo Grande

Segunda fase da campanha faz parte do calendário que terá outras três etapas e atendimento por sistema drive thru

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início nesta quinta-feira (22/10) à segunda fase da campanha de vacinação antirrábica em 2020. Os postos estarão abertos na quinta (22), na sexta (23) e no sábado (24) em bairros da região de Bangu, Realengo e Campo Grande. Dividido em cinco etapas, o programa Se liga, bicho! Raiva é caso sério – que começou em 2 de outubro e vai até 19 de dezembro – cobrirá todo o município e tem como objetivo imunizar cerca de 500 mil cães e gatos contra a raiva.

A novidade este ano são os 11 postos de atendimento em sistema drive thru espalhados pela cidade. Além disso, há 350 pontos fixos e outros cinco itinerantes, conforme as datas da etapa no calendário: veja no link abaixo os postos da segunda etapa da campanha de vacinação, clicando AQUI. Na primeira fase, foram imunizados 69.253 animais, sendo 52.980 cães e 16.273 gatos.


A conscientização dos proprietários de animais em manter atualizada a vacina antirrábica é extremamente importante para a saúde coletiva, destaca a médica-veterinária Mônica Valim, coordenadora de Zoonoses da Vigilância Sanitária.

"Contamos com a cooperação da população carioca para combater a doença e proteger os caninos e felinos em benefício de toda a cidade. É fundamental também lembrar que a campanha ocorrerá de acordo com as medidas de precaução contra a Covid-19, como o uso obrigatório das máscaras e a garantia do distanciamento seguro entre as pessoas".

Postos drive-thru

Inédito, o atendimento em drive-thru tem como objetivo garantir a segurança e ampliar o acesso da população à vacina. O atendimento ocorre às quintas, sextas e sábados, sempre das 9 às 17 horas, de acordo com as datas previstas no calendário.


Postos fixos e volantes

São 70 postos fixos e cinco de atendimento itinerante. A vacinação nesses postos ocorre às sextas-feiras e sábados, conforme o calendário, também das 9 às 17 horas. Todos os endereços e detalhes estão na página da Vigilância Sanitária.


Vacina antirrábica

A campanha antirrábica animal é feita com a vacina distribuída pelo Governo Federal aos estados, que fazem o repasse aos municípios. Em 2019, porém, o insumo não foi entregue inviabilizando a campanha. Mesmo sem o repasse de vacinas, o município do Rio imunizou no ano passado mais de 33 mil animais com a reserva técnica de doses da campanha de 2018. Em 2020, a Vigilância Sanitária começou o ano com cerca de mil vacinas mantidas em estoque, para a necessidade de um trabalho perifocal, que são atuações preventivas em que a prefeitura promove a vacinação em regiões onde há casos de morcegos contaminados.


O que é a doença?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.


Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos, que foi mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos). Todos os dados referentes às ações de profilaxia e controle da doença são atualizados e disponibilizados no site da Vigilância Sanitária.




Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page