top of page

Prefeitura do Rio inicia grandes obras contra enchentes em Realengo

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 19 de jul.
  • 4 min de leitura

Intervenções vão beneficiar vias principais do bairro e incluem a construção de um piscinão maior do que o da Praça da Bandeira

ree

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, iniciou neste sábado (19), um conjunto de grandes obras contra as enchentes para a região de Realengo, onde haverá a implantação de um novo sistema de drenagem para reduzir os transtornos causados por alagamentos em dias de muita chuva no bairro. Dentro do programa haverá a construção de um reservatório contra enchentes para a região, com aproximadamente 20 milhões de litros de água. Até o momento, o montante a ser investido será de cerca de R$ 123,5 milhões, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, que coordena o programa Novo PAC, e da Caixa Econômica Federal.

"Conseguimos recursos com o Governo Federal para resolver os três principais problemas de alagamento na cidade: Jardim Maravilha, Bacia do Rio Acari e Realengo. Quando se inicia a obra não quer dizer que o problema acaba, mas começamos a minimizar esses problemas. Fico muito feliz de dar essa resposta a uma região tão importante como Realengo. Já fizemos o Parque Realengo, que será ampliado, e vamos continuar investindo muito nas áreas da cidade que mais precisam", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
ree

Representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura do Rio com o Governo Federal.

"A Prefeitura tinha esse projeto planejado, pronto e, quando surgiu a oportunidade de aportamos o recurso, nós aprovamos. Agora estamos migrando essa obra para o PAC, o que garante que não teremos nenhum problema orçamentário. Aqui as reclamações são constantes, de quando começa o verão e as chuvas, vem a agonia. Ficamos muito felizes de, junto com a Prefeitura, iniciar essa grande intervenção".
ree

Nesta etapa, a Rua Bernardo de Vasconcelos, a Avenida Santa Cruz, algumas transversais e um trecho do Rio Catarino serão beneficiados com a drenagem. Com as obras, uma segunda galeria será construída para as águas do Rio Catarino, reforçando a capacidade de escoamento do rio. Essa galeria auxiliar será implantada sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador. No total, mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais serão implantados na região.


O volume do piscinão de Realengo equivale a 20 mil caixas d’água de mil litros, tendo uma capacidade maior do que o piscinão da Praça da Bandeira. A construção servirá para conter as águas do Rio Piraquara, que também será desassoreado. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores do bairro, segundo dados do último Censo.

"Essa é uma obra fundamental. Quando falamos de enchentes, falamos de perdas, memórias ruins. E quando implementamos esses programas de contenção de enchentes, estamos dando segurança para as pessoas viverem nesses locais. São obras de reformulação dos sistemas de microdrenagem e macrodrenagem dos rios e também da implantação dos famosos piscinões. Que deram certo na Praça da Bandeira e na Grande Tijuca e estamos trazendo para Realengo", disse o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.
ree
ree

Parque Realengo

A Prefeitura do Rio inaugurou há um ano, na mesma região, o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini. Inspirado no Gardens By the Bay, de Singapura, o espaço público de 76 mil m² não só oferece infraestrutura completa voltada para lazer, esporte e convivência, mas também apresenta soluções inovadoras para adaptação às mudanças climáticas, como ilhas de calor e enchentes. Foram plantadas 3.700 novas árvores em uma área equivalente a nove campos de futebol oficiais. O local também conta com um sistema de captação e armazenamento de água da chuva, com reservatórios que ajudam a mitigar alagamentos e permitem o reaproveitamento da água para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.

ree

Interdições no tráfego de veículos e desvios

A partir deste sábado, a CET-Rio fará intervenções viárias na região para viabilizar as obras. A primeira intervenção ocorrerá na Rua do Imperador, que será totalmente interditada no trecho entre a Rua Bernardo de Vasconcelos e a Avenida Santa Cruz. Durante esse período, o tráfego será desviado para a Rua Lomas Valentinas.


Já na segunda-feira (21/7), as obras avançam para a Avenida Santa Cruz, no trecho entre a Rua Marechal Soares de Andrea e a Estrada General Canrobert Pereira da Costa. Neste local, será interditada apenas a faixa de rolamento da esquerda da via, sem a necessidade de desvio do tráfego, com o fluxo de veículos pela faixa liberada ao trânsito.


Será instalada sinalização específica em toda a região para orientar os motoristas quanto às alterações. Agentes da CET-Rio e operadores de tráfego estarão no local para monitorar as condições do trânsito e garantir a fluidez viária.


Técnicos da CET-Rio no Centro de Operações Rio (COR) vão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.


A CET-Rio recomenda aos motoristas que, se possível, evitem a região impactada com prioridade de utilização das rotas alternativas com atenção às orientações dos agentes de trânsito e da sinalização implantada.

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

 
 
 

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

© 2024 Sulacap News

bottom of page