• Alexandre Madruga

Novo reflorestamento começa no Morro da Dez em Jardim Sulacap, nessa segunda (08)

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), através da Gerência de Reflorestamento

Após equipes de reflorestamento começarem a atuar em morros no entorno de Jardim Sulacap, nessa segunda-feira (07) começa o Mutirão de Reflorestamento em novo local, agora no Morro da Dez, que é contornado pelas Ruas Fernandes Sampaio, Teodoro Sampaio e uma pequena parte da Rua Bárbara Heliodora, num total 61.400 metros quadrados de área verde. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), através da Gerência de Reflorestamento. Nesse sábado (06), os seis serventes e a encarregada Valéria Delgado, todos moradores do bairro e que irão atuar na área, se encontraram no Galpão Comunitário para uma reunião antes de começarem os trabalhos. Também presentes, ambos da SMAC, Tadeu que é responsável do reflorestamento em Jardim Sulacap e Camila Rocha, engenheira florestal e gerente do Programa Mutirão Reflorestamento da Subsecretaria de Meio Ambiente. O anfitrião da reunião foi Emilson Moreira do Setor de Sustentabilidade da Associação de Moradores de Sulacap, que articulou junto a prefeitura para trazer o novo projeto de reflorestamento para o bairro, além de ter montado a equipe de trabalho.


Segundo a SMAC, nos reflorestamentos na cidade são utilizadas cerca de 150 espécies arbóreas, em sua maioria nativas da Mata Atlântica, das quais são escolhidas as 36 mais importantes para o plantio intensivo.

"As sementes utilizadas na produção de mudas são coletadas a partir de 1.400 árvores matrizes cadastradas dentro dos critérios de manutenção da diversidade biológica. Elas são coletadas e melhoradas por equipe composta de dez trabalhadores, também recrutados nas comunidades carentes vizinhas a viveiros".
Equipe se reuniu para planejamento do começo do reflorestamento. Da esquerda para direita, (acima) Tadeu, Cláudia (servente), Valéria e Camila Rocha. Embaixo estão Lucas, Jefferson, Rafael, Fernando (todos Serventes), Emilson (associação) e Dorival (servente).

Da esquerda para direita, (acima) Tadeu, Cláudia (servente), Valéria e Camila Rocha. Embaixo estão Lucas, Jefferson, Rafael, Fernando (todos serventes), Emilson (associação) e Dorival (servente).


Atualmente, o Projeto trabalha com quatro viveiros florestais: o Viveiro Florestal de Campo Grande e o Viveiro Florestal do Parque Vila Isabel, com uma produção mensal de cerca de 25 mil mudas; o Viveiro Florestal de Guaratiba, com uma produção mensal de cerca de 45 mil mudas por mês; e o do Grumari, com cerca de 15 mil mudas.


O Programa Mutirão Reflorestamento é uma iniciativa reconhecida por ter inovado ao incorporar a participação direta de moradores das comunidades na realização dos plantios em regime de mutirão remunerado e responsável pela recuperação de grandes áreas naturais degradadas, o que inclui a implantação de novas frentes e também a manutenção das árvores já plantadas.

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Kk9oRvacghO4WzDT9spSVj

Telegram: https://t.me/sulacap

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
whatsapp-botão.png
SELO-COR.jpg
Filiado a AJOR
Associação de
Jornalismo Digital

RÁDIOWEB SULACAP NEWS

PSS - banners sulacap-06.png
ALEXANDRE-SEM FUNDO.png