top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Ordem e Progresso: um lema positivista


A literatura realista e seu contexto abrangem não somente o Realismo, mas também o Parnasianismo e o Naturalismo. Todos esses três movimentos literários abordam uma visão mais objetiva e menos idealista da realidade. Entretanto, o Naturalismo possui como principal característica abordar a realidade com base nas correntes científicas e filosóficas do século XIX, enquanto o Parnasianismo possui como principal característica abordar a realidade com o intuito de restabelecer o equilíbrio e a razão.


Na segunda metade do século XIX, os efeitos da Revolução Industrial e do progresso científico e tecnológico eram evidentes na Europa. Essas mudanças causaram conturbações sociais e desigualdades entre a classe burguesa e operária. Logo ocorreram movimentos populares baseados nos ideais liberais, nacionalistas e socialistas. Em 1848, é publicado o Manifesto comunista de Karl Marx e Friedrich Engels. Eles defendiam uma sociedade igualitária e sem a exploração do homem pelo homem através da luta de classes, extinção da burguesia e do sistema capitalista.


As principais correntes científicas e filosóficas da época eram o positivismo, o determinismo e o darwinismo. O positivismo foi criado por Augusto Comte e seu princípio é o conhecimento empírico que se baseia na observação e na crença na capacidade do ser humano de amar e ser solidário socialmente. O determinismo foi criado por Hipolyte Taine e seu princípio é o meio, a raça e o momento histórico como fatores determinantes para o comportamento do ser humano. Já o darwinismo foi criado por Charles Darwin e seu princípio é a teoria da seleção natural das espécies, na qual somente os seres vivos com maior capacidade de adaptação ao meio sobrevivem e perpetuam-se.

Dessas três correntes, o positivismo exerceu grande influência na construção do Brasil republicano. O lema na bandeira brasileira é reflexo dos ideais positivistas. Na visão do positivismo, inicialmente, é necessário haver a ordem para, consequentemente, haver o progresso social. O positivismo também está presente no Exército brasileiro através dos princípios de disciplina e hierarquia.

Para ampliar seus conhecimentos sobre a literatura realista, naturalista e parnasiana e sobre o contexto da época, convido vocês para pesquisar sobre as correntes científicas e filosóficas, como o positivismo de Augusto Comte, o determinismo de Hipolyte Taine, o evolucionismo de Darwin e o socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page