top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | O Ultrarromantismo e o Rock

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock

Para celebrar este gênero musical, vamos falar sobre ele na perspectiva do Ultrarromantismo. Este foi um movimento literário derivado do Romantismo que ocorreu na segunda metade do século XIX. Os poetas ultrarromânticos acreditavam na filosofia de viver a vida com a máxima intensidade, assim como o slogan sexo, drogas e rock’n’roll, mesmo que isso os levasse a morte prematura. Estes poetas expressavam seu sentimento de inadequação à realidade, vivendo uma vida desregrada. Foi uma geração caracterizada pelo apego aos vícios, ao subjetivismo, ao egocentrismo e ao sentimentalismo. Como dizia Mário de Andrade:

“Morria-se jovem, porque isso era triste e, sobretudo, lamentável [...] Secreta ou confessadamente o homem romântico se inclinava a morrer moço. E quantos, mas quantos não terão morrido apenas vítimas desse pressentimento.”

O roqueiro Michael Hutchence foi uma das personificações dos ultrarromânticos. Era uma pessoa extremamente sensorial, sentimental e que vivia o presente intensamente. Sentia a imensa necessidade de experimentar tanto as coisas boas como as coisas nem tão boas assim da vida. Conseguiu sucesso mundial como vocalista da banda INXS entre as décadas de 80 e 90. Poucas pessoas sabem do drama pessoal que viveu, alguns anos antes de sua morte, ao perder o olfato e o paladar totalmente. Apesar da morte polêmica de Michael Hutchence, em novembro de 1997, acredita-se que foi suicídio.


Vamos ficar agora com um dos clássicos deste artista talentoso que deixou saudade para os amantes do pop rock. Uma música que marcou uma geração e que ele compôs para Michele Bennett: seu primeiro amor e melhor amiga. Viva o rock’n’roll!.

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page