top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Afinal, o que é poesia?


No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia. Este dia foi escolhido na XXX Conferência Geral da Unesco em 1999 com o intuito de celebrar e promover a expressão poética.


A palavra poesia vem do grego poiesis e se refere à ideia da criação através do sentimento e da imaginação. A palavra poesia aparece como a arte de compor versos no dicionário e é associada à produção de poemas. Entretanto, com o passar do tempo, a poesia passou a ser vista como conteúdo lírico que poderia ser produzido tanto em verso quanto em prosa. Assim, textos em prosa que trazem certo ritmo, uso de figuras de linguagem e elementos sentimentais passaram a ser vistos como prosas poéticas. Os modernistas ampliaram nossa visão e nos trouxeram novas formas de fazer poesia com versos brancos, ou seja, sem rima e que valorizavam o cotidiano.


Portanto podemos dizer que poema é a estrutura de um texto literário, já poesia é o seu conteúdo. O poema seria a forma e a poesia seria a emoção transmitida. Quando pensamos sobre poesia, costumamos relacionar a sua produção apenas na literatura. Entretanto a poesia também pode estar presente nas diferentes manifestações artísticas verbais ou não verbais como nas artes plásticas, na música, na dança, no teatro, etc.


E qual seria a finalidade da poesia na atualidade? A poesia pode nos levar a refletir e a perceber a beleza existente em nós mesmos e no mundo onde vivemos.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page