top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | A Bossa Nova de Vinícius de Moraes


No dia 25 de janeiro é comemorado o Dia da Bossa Nova. Este gênero da música brasileira tem conquistado o mundo desde o seu surgimento no final dos anos 50. Um dos maiores poetas da Bossa Nova e da segunda geração do Modernismo brasileiro foi Vinícius de Moraes. Nasceu no Rio de Janeiro em 1913 e iniciou suas primeiras composições musicais em 1928. Entretanto, passou a dedicar-se mais a carreira de compositor e cantor a partir de 1956.

Sua poesia estendeu-se para além da música e foi representada no teatro, no cinema e na literatura brasileira. Escreveu livros em verso, em prosa e também escreveu para jornais como cronista e crítico de cinema. Sua poesia retrata conflitos da condição humana, o amor e a mulher.

Publicou a peça teatral Orfeu da Conceição em 1956 que foi apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e transposta para o cinema. O filme alcançou sucesso internacional ao conquistar prêmios como a Palma de Ouro de 1959 em Cannes e o Melhor Filme Estrangeiro no Oscar e no Globo de Ouro de 1960.

Por causa de Orfeu da Conceição, Vinícius de Moraes iniciou sua parceria com Tom Jobim ao comporem a trilha sonora desta peça. A estética musical deste trabalho tornou-se um dos marcos para o surgimento da Bossa Nova.


Faleceu no Rio de Janeiro em 1980 e deixou um legado musical e literário maravilhoso para todos nós.


Para quem quiser conhecer mais sobre seus trabalhos e sua vida é só visitar o site https://www.viniciusdemoraes.com.br

Hozzászólások


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page