top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Bairro Presente ausente: policiamento de proximidade fica distante de Sulacap em diversos momentos

Policiais foram acionados no final de semana e nas ocasiões estavam fora o bairro

Projeto piloto para o agora Bairro Presente atuando em várias localidades do estado do Rio, Jardim Sulacap foi um dos primeiros a ter o policiamento de proximidade, mas essa prerrogativa de ter sido o laboratório para a implementação em tantos locais não muda uma dura realidade: o sulacapense fica sem o policiamento em diversos momentos. Nos últimos dias 1 e 2 de abril, respectivamente sábado e domingo, moradores solicitaram ajuda dos policiais pelo whatsapp, mas a resposta em ambos os dias foi a mesma, não estavam com as viaturas no bairro em diversos horários. Ou seja, estavam com o Bairro Presente ausente.


Os moradores que apresentaram as denúncias preferem não ser identificados. No sábado (01) a noite, uma moradora relatou um roubo frequente nas madrugadas.

"Há um Renault Logan assaltando no (Campo do) Muralha e ao redor, todos os dias de madrugada", denunciou.

A resposta do Bairro Presente Jardim Sulacap foi que não atuam no bairro de madrugada todo o tempo.

"Infelizmente na madrugada nosso baseamento é fora do bairro alternando com um patrulhamento dentro do bairro. Então ora estamos no bairro e ora estamos fora a partir da meia noite".

Já no meio da tarde de domingo (02), outro moradora apresentou nova denúncia.

"Tem um carro branco assaltando nas redondezas, meu namorado acabou de ser rendido na Rua Euzébio de Almeida", informou.

A resposta dos policiais que deveriam atender exclusivamente no bairro, como especifica o programa, foi que estavam há alguns quilometros de distância de Jardim Sulacap.

"Recebemos determinação para ficar baseado na Transolimpica (na) Avenida Brasil".

Nas redes sociais do Bairro Presente o lema é estar “sempre perto de quem precisa”. Segundo a Polícia Militar, o programa de segurança pública é concebido a partir do conceito de polícia de proximidade, com equipes de policiais militares especializados em manter contato direto com a comunidade local, como associações de moradores, clubes, igrejas, comerciantes, entre outras. Mas e quando essa suposta proximidade não acontece?


A Polícia Militar foi questionada sobre a ausência das viaturas que deveriam estar a disposição dos moradores e por qual motivo o Bairro Presente Jardim Sulacap fica sem nenhuma viatura em alguns dias, se o programa é para exclusivamente para o bairro. Também perguntamos por qual motivo ficam ausentes, deixando o bairro descoberto do programa, que é para manter a segurança local, mesmo tendo dois casos comprovados de ausência em momentos que foram acionados, e qual resposta deve ser dada aos sulacapenses que creem que ao menos uma viatura estará no bairro, como é parte do programa Bairro Presente.


Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, o 14º BPM (Bangu) está direcionando policiamento através do Bairro Presente Jardim Sulacap durante dia, noite e madrugada para o bairro.

"Os policiais militares alternam as modalidades de patrulhamento aplicadas e estão trabalhando para atender a população. As ações ostensivas empreendidas são pautadas para prevenir e coibir os delitos apontados pela análise da mancha criminal", finaliza a nota.

Reforçando aos moradores do Jardim Sulacap, o novo número para acionar os PMs do Bairro Presente é o (21) 97875-3785. Em princípio, devem estar a disposição dos moradores para qualquer ocorrência, mas acaso acionem e não tenha nenhuma viatura no bairro, a recomendação é ligar para o 190.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Коментарі


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page