top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Magalhães Bastos: Furtos crescem 77% e roubos 22% em 2019


Tivemos acesso a todos os registros de ocorrências (R.O) feitos na 33ª DP (Sulacap) no primeiro semestre desse ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, alguns números surpreendem negativamente. Os dados foram cedidos pelo Instituto de Segurança Pública do Rio e são apenas do bairro Magalhães Bastos.

O registro de furtos cresceu quase 80% e o de roubos, apesar de pequena alta, chegou a pouco mais de 20%. Assim como ocorreu em Jardim Sulacap, houve uma queda de 19% no registro de roubos e furtos de veículos. Em números gerais de cada ano, com todos os R.Os feitos na 33ª DP, as ocorrências têm certa igualdade, mantendo uma média de 600 ocorrências por semestre.

Os registros cresceram nos meses de fevereiro e abril, enquanto houve queda em janeiro, março, maio e junho. Nesse caso, foram computados todas ocorrências registradas, como ameaças, estelionatos, furtos, roubos, lesões corporais e outros.

Segundo os dados do ISP, foi possível verificar o horário que acontecem apenas os roubos e furtos, seja de pessoas, comércio, automóveis e coletivos. Foram separados pelo turno que ocorreram os fatos, sendo manhã das 06:00 às 11:59h, tarde das 12:00h às 18:59h, noite das 19:00h às 00:59h e madrugada das 01:00h às 05:59h.

Nesse caso, enquanto houve pequena queda nos registros na parte da manhã e noite, ainda assim as tardes e noites de Magalhães Bastos tem sido maior alvo dos bandidos em 2019. Nas madrugadas, os números são baixos e, ainda assim, tiveram queda. Nos próximos dias divulgaremos os dados do bairro de Realengo, o bairro com maior número de ocorrências da área da 33ª DP.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page