Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Bursites: entenda o problema


Nosso tema de hoje é BURSITE, problema comum no ombro, mas que pode acometer outras partes do corpo, como quadril, joelho, nádegas ou pé.

A bursa é uma espécie de almofada, com um líquido chamado sinovial. Sua função é lubrificar, facilitando o deslizamento entre as estruturas. A média de bursas presentes no corpo humano é de 160.

A bursite é a inflamação da bursa, e causa dores, rigidez, calor, edema e vermelhidão no local afetado, o que pode acarretar incapacidade funcional da articulação. Alguns pacientes apresentam apenas uma dor discreta. No entanto, pode acontecer que a dor ocorra ao movimento, ou até durante o repouso, nos casos mais sérios. Na palpação, durante a avaliação, o paciente poderá referir uma dor no local.

. Quais são as causas?

- Trauma direto;

- Movimento repetitivo;

- Processos reumatológicos;

- Má postura;

- Distúrbio da tireoide;

- Infecções;

Caso você perceba algum dos sintomas já citados, procure um profissional de fisioterapia ou um médico ortopedista, para diagnóstico.

A fisioterapia consegue ótimos resultados no tratamento da bursite. Por exemplo: seu fisioterapeuta poderá orientá-lo quanto à possibilidade de colocar gelo, por 20 minutos, três vezes ao dia. Esse procedimento inibe o processo inflamatório e alivia as dores. O que vai direcionar o tratamento na verdade, é a avaliação, pois é através dela que será possível identificar a causa do problema.

Na consulta a um ortopedista, após exame clínico e análise de sintomas, o profissional poderá melhor orientar o tratamento mais adequado. Ele poderá receitar anti-inflamatório ou infiltração com cortisona. Caso não tenha melhora com o tratamento conservador, o seu medico poderá optar pela bursectomia, que é a remoção da bursa, sendo esta a última opção.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates,

Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil