REFLITAnews | Dois patinhos na lagoa
Pensei nestes dias sobre sonhos e objetivos, em como essas duas coisas se distanciaram nos últimos tempos. Quando pensei sobre isso me lembro de algo que antigamente era tão diferente dos dias atuais. Veja, bem, quando eu era criança lembro – me da minha mãe me perguntar: “Filho, o que você vai ser quando crescer?” E eu respondi prontamente que seria Pediatra. Não disse que seria médico, mas Pediatra. Hoje eu posso entender que eram Sonho e Objetivo trabalhando em conjunto. O Sonho era ser Médico Pediatra, mas o Objetivo era Crescer! E por que eu entendi isso deste jeito? É porque percebi que Sonhos são aquelas expectativas que criamos que podemos alcançar ou não; sonhos são aqueles lugares aonde vamos e voamos como o Homem de Ferro ou empunhamos um martelo como o Thor, mas os Objetivos não são assim.
Os Objetivos são aqueles pelos quais lutamos e guerreamos e sim, se for necessário voamos pra cima dele de martelo na mão para alcançar. É quando eu me deparo com a imagem de dois patinhos na lagoa, e imagino que estando em um barco, preciso pegar um patinho e dentre aqueles dois, um chamado Sonho e o outro chamado Objetivo, preciso decidir qual deles vou pegar. Sabe, disse que meu Sonho era ser Pediatra e meu Objetivo era crescer e por quê? Simples, diria eu! Porque ser médico era algo que eu desejava mais quando perguntado a mim, não tinha a menor amplitude dos desafios para chegar lá, ou dos desafios para ser um Pediatra, já que dentre muitas profissões desafiadoras vejo a pediatria superando os limites, pois certa vez eu levei meu filho ao médico e a única informação que tinha a passar era que meu filho não parava de chorar e já tinha passado inúmeras horas, e após examinar meu menino e ele não parava de chorar o médico Pediatra sabia exatamente o que fazer, e meu filho não disse dói aqui ou ali e etc. ele simplesmente chorou. Quando eu fui perguntado sobre o que ser quando crescer, apenas sonhei, quero ser Pediatra! Mas, no fim das contas nosso Objetivo deve ser aquilo que queremos alcançar, mas que dependerá de quanta energia e dedicação estaremos dispostos a imprimir neste árduo trabalho.
Hoje, quando perguntamos o que as crianças querem ser quando crescer, Sonhos e Objetivos se misturam, sim porque são crianças. Mas chega um momento em que a hora vem em que devemos decidir se lutaremos pelo SONHO, ou alcançaremos o OBJETIVO. Talvez você se pergunte lendo este artigo se não podemos fazer dos Sonhos nosso Objetivo, e eu direi claro que sim! Essa é a missão. Fazer com que os nossos sonhos sejam alcançados. E eu espero sinceramente que o alcancemos. Mas, eu queria ser médico Pediatra, era um sonho que quando comecei a alcançar meu primeiro Objetivo que era crescer, percebi que ser Pediatra para mim era como ser o Homem de Ferro, um sonho, me dediquei a outra profissão na área da saúde e fui um profissional completo, fiz todos os cursos disponíveis, me especializei, aprendi diversas técnicas e quando chegou o momento em que deixei a profissão eu estava completamente realizado, porque os sonhos são maravilhosos, mas nem sempre trazem as realizações, enquanto isso os objetivos sim!
Os patinhos estão na lagoa nadando e você precisa alcançar eles, o patinho Sonho está sempre em volta do seu barco, nunca o deixe, nunca pare de sonhar, enquanto isso o patinho Objetivo está nadando esperando que você se esforce muito para chegar e alcançar ele e, em alguns casos você perceberá que estes patinhos eram um só. Sonho e Objetivo em suas mãos, para isto não se pode deixar de ir atrás deles. Penso nisto e me lembro do que diz a Bíblia em Romanos 4.17 no fim do versículo: “...e chama as coisas que não são como se já fossem”.
Olho para o texto e lembro dos patinhos a minha frente na lagoa, e começo a sonhar trazendo à minha vida como se os já tivesse alcançado, assim faço disso um objetivo. Nunca deixe de sonhar mesmo em tempos difíceis, mas traga os sonhos em Objetivos primeiro os mais próximos e depois de alcançar estes crie outros objetivos e assim por diante, talvez você perceba como eu percebi que na minha ‘lagoa’ havia um patinho chamado SONHO, mas o patinho OBJETIVO, havia se multiplicado.
Pr. Rodrigo de Almeida é Presidente da Igreja Apostólica Batista Ágape em Maria da Fé, Mg Tel.: (35) 99136-8131