Buscar
  • Selma Ferreira

SHIATSUnews | Mente (Shen)


Como já vimos anteriormente, as Substâncias Vitais possuem diferentes graus de agregação de Qi. A Mente é o tipo de Qi mais sutil e imaterial. A palavra Shen pode ser traduzida como espírito, consciência, intelecto ou mente. Pode significar também o aspecto externo das atividades vitais do corpo.

A mente de um recém concebido é originada das Essências pré-natais dos pais. Após o nascimento essa Essência é armazenada no Rim, proporcionando a fundação biológica da Mente. A vida e a mente de um bebê também depende da nutrição de sua própria Essência pós-Natal.

Segundo Maciocia, a Essência é a fundação do corpo e a raiz da Mente. Logo, se a Essência e o Qi estiverem fortes e florescendo, a mente estará feliz, equilibrada e alerta. Se eles estiverem fracos, a Mente sofrerá, podendo se tornar infeliz, deprimida, ansiosa ou nublada.

O estado da Mente também afeta o Qi e a Essência. Se a Mente estiver afetada devido a tensões emocionais, ela primeiro afetará o Qi na maioria dos casos. Ela tende a debilitar a Essência quando estiver combinada com o excesso de trabalho ou atividade sexual excessiva, ou ambos; ou quando o Fogo gerado por tensões emocionais a longo prazo prejudicar o Yin e a Essência.

As principais patologias causadas pelas desarmonias do Shen são: agitação, insônia, falta de memória, ansiedade, pânico, distúrbios de conduta (em casos mais severos), histeria, manias, insanidade mental, irracionalidade, delírio. Nas deficiências do Shen o individuo apresenta desânimo, apatia e melancolia, que podem produzir desarmonia do individuo com o meio ambiente.

Obrigado! Até a próxima semana

Selma Ferreira da Conceição tem especialização em Shiatsuterapeuta, Aurículoterapeuta e Fisioterapeuta. Celular: 996049985

Imagem da capa


14 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil