top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Exposição ‘Quilombo do Rosário’ entra em cartaz em museu de Jacarepaguá


Instituição ligada à Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea abre a exposição “Quilombo do Rosário”, dando mais uma opção de entretenimento para a Zona Oeste da cidade. A abertura será no dia 25 de agosto às 11h e ficará disponível para visitação até o final do ano, com entrada franca.

A temática da exposição será é a ancestralidade africana, com obras inéditas do Bispo, entre elas um mapa da África - uma leitura do artista sobre os locais que sofreram opressão dos colonizadores e aqueles que mantiveram a tradição africana.

Com curadoria de Roberto Conduru, a mostra apresenta obras de Bispo do Rosário, Stela do Patrocínio e Antônio Bragança – que foram internos na Colônia Juliano Moreira – em diálogo com a produção de artistas contemporâneos, como Rosana Paulino, Sônia Gomes, Mulheres de Pedra, Ton Bezerra, Atelier Gaia, Dona Tuca, Jayme Lauriano e Jorge dos Anjos, além da exposição das obras dos artistas do Quilombo do Camorim, que também fica Zona Oeste do Rio.

Para a abertura da mostra serão realizadas diversas atividades, que incluem cortejos pelo Circuito Histórico com Baque Mulher e Banda 762, apresentação da roda de Jongo e de Capoeira do Quilombo do Camorim, Batalha com Slam Melanina, performances de Carla Maranhão e Glauce Pimenta Rosa e a tradicional Feijoada de Preto Velho realizada há gerações, no local que outrora foi sede do engenho colonial. Diversas atividades paralelas irão acontecer como cortejos, jongo, capoeira, performances e feijoada.

A exposição foi contemplada no Edital do Produtor Cultural de 2017 - ISS, com o patrocínio da concessionária da Transolímpica, a ViaRio, e dá continuidade à proposta do Museu de garantia e ampliação do acesso à arte e à cultura fora dos eixos convencionais da cidade.

Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea fica na Estrada Rodrigues Caldas 3400, na Taquara. A entrada é gratuita e as visitações são de terça à sexta das 10:00 às 17h, e no último sábado de cada mês. Telefone: (21) 3432-2402.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page