top of page
  • Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Como ensinar seu pet a “usar o banheiro”


A chegada de um novo animalzinho na casa é sempre uma alegria, mas junto com ela pode vir também uma baita dor de cabeça: como ensinar o novo membro da família a fazer suas necessidades no local que você pretende?!

Os gatos já têm o instinto de usar a caixinha de areia desde pequeninos, mas os cães... ah esses costumam dar bastante trabalho! Não é nada legal quando você chega em casa e dá de frente com aquela poça de xixi no seu tapete ou ao entrar no seu quarto vê aquele presentinho em cima da sua cama.

“Como ensinar meu cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo? ” Numa consulta pediátrica ou numa consulta de adoção essa é uma das perguntas mais frequentes.

O xixi para o filhote (tanto macho quanto fêmea) é apenas uma necessidade, mas com o tempo esse comportamento tende a assumir um papel de marcação territorial. Cães castrados também podem fazer xixi no lugar errado, porém o maior índice deste mal comportamento é sem dúvidas em animais não castrados. Nas fêmeas esse comportamento também pode aparecer.

Assim como qualquer tipo de comportamento, fazer ou não as necessidades no lugar certo têm a ver com o grau de incentivo que o cão recebe.

Se ele for filhote, tudo o que precisa é do incentivo na hora certa. Quando se trata de um adulto o segredo é o mesmo, porém com uma dose a mais de paciência, afinal estamos falando de anos de maus hábitos.

Não se pode esfregar o focinho no xixi ou no cocô, nem utilizar o jornal para fazer barulho. Ao serem repreendidos dessa forma, alguns animais podem começar a achar que é errado fazer xixi ou cocô e a partir daí começar a “prender” os mesmos ou até mesmo comer as fezes.

Existem 3 tópicos muito importantes na educação sanitária: 1. DETERMINE ONDE VOCÊ PRETENDE QUE SEJAM FEITAS AS NECESSIDADES!!! Após definir onde será o “banheiro”do seu pet, decida se ele usará o jornal/ tapete higiênico e espalhe alguns pela casa. A medida que ele for assimilando o que você quer, vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele e coloque no local que foi estabelecido. Não adianta colocar um tapete higiênico na área de serviço e ficar a maior parte do tempo com o animal dentro do quarto, por exemplo. Se for no quintal, fique com ele alguns minutos várias vezes ao dia até que ele entenda onde é para fazer e tome gosto pelo local;

2. REFORCE POSITIVAMENTE APENAS O QUE ELE FIZER DE CORRETO. A maioria das pessoas acha que dar bronca funciona do jeito que elas esperam, mas na verdade a bronca é um tipo de reforço que pode se virar contra você ainda mais se for criada a assimilação “Não posso fazer perto dele, devo fazer escondido”, a melhor maneira de mostrar para ele que você não quer que ele faça xixi e coco no lugar errado é IGNORANDO quando ele o fizer. Somente se refira ao comportamento quando ele fizer onde você deseja. Dê os parabéns e até algum tipo de recompensa (petisco/ carinho/brincadeira).

3. PACIÊNCIA + CALMA. Cães não aprendem nada sob pressão e muito menos sob descontrole emocional. Cuidado para não criar uma assimilação negativa com práticas como: esfregar o focinho, bater ou xingar, isso pode só piorar o caso!

Para que o condicionamento tenha sucesso é preciso muita disciplina e paciência por parte do responsável pelo pet.

LEMBRE-SE O TREINAMENTO ENVOLVE SEU ANIMALZINHO E VOCÊ!!!

Juliana Manes é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010. Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp) Facebook: Juliana Manes Página Facebook: Veterinária Sulacap Site: www.veterinária-em-domicilio.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page