top of page
  • Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Tosse de cachorro? Saiba como evitar


Outono chegou... A temperatura começou a cair e, assim como nos humanos, as doenças respiratórias começam a aparecer com mais frequência.

Quem nunca ouviu alguém dizer que está com uma “TOSSE DE CACHORRO”? Pois saibam que essa frase se refere ao principal sintoma da TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA que é a tosse seca, muito ruidosa, depois da qual muitos cães chegam a vomitar.

A TOSSE DOS CANIS, como popularmente é chamada, é uma doença causada por múltiplos e, às vezes, combinados agentes etiológicos, dentre os quais o principal é a Bordetellabronchiseptica.

Os sinais clínicos dependem do agente causador. Nos casos de cães que se infectaram com um único agente etiológico, a doença é geralmente branda. Porém, é comum a ocorrência de infecções causadas por múltiplos agentes, e consequentemente, o agravamento dos sinais clínicos.

Existem vacinas para a maioria dos agentes associados à doença. A PREVENÇÃO VACINAL ANUAL, tanto de filhotes como de cães adultos, é recomendável principalmente aos animais que costumam ser hospedados em hotéis ou que vão para canis e que frequentam “pet shops”.Mas, a Tosse dos Canis ocorre também em animais mantidos em domicílios.

Podem ser afetados cães de qualquer faixa etária! As formas de transmissão mais comuns são através do contato direto entre cães, contato indireto através de secreções respiratórias (tosse ou espirros) e através de objetos de uso comum a vários animais (potes de água e comida, por exemplo) em ambientes intensamente contaminados.

A Tosse dos Canis é uma doença sazonal, ocorrendo mais frequentemente nos meses frios. É altamente contagiosa e atinge cerca de 75% dos cães que entram em contato com os animais doentes ou seus agentes causadores.

É sempre importante lembrar que a REVACINAÇÃO ANUAL é fundamental para evitar a doença e é MUITO MAIS BARATO E PRÁTICO do que tratar a doença já instalada!!!!

Juliana Manes é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010. Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp) Facebook: Juliana Manes Página Facebook: Veterinária Sulacap Site: www.veterinária-em-domicilio.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page