Buscar
  • Aline Martins

Projeto Social ajuda jovens de comunidades do Rio oferecendo atividades gratuitas de atletismo em Su


O Projeto Social NDA - Núcleo Desportivo de Atletismo existe há 22 anos e já atendeu cerca de seis mil jovens ao longo desse tempo. O projeto foi criado pelo Professor Ormandino Rodrigues Barcelos para ajudar jovens moradores de comunidades, usando o atletismo como uma forma de inclusão social. A intenção é ocupar o tempo deles com o esporte e, assim ajudá-los a serem pessoas de bem e a terem um futuro melhor.

Criado na Vila Vintém, Ormandino sentiu na própria pele toda dificuldade que alguns jovens moradores de comunidades enfrentam para se incluir socialmente. Para fugir das tentativas negativas do meio, onde vivia, começou a praticar atletismo. Mesmo tendo um início difícil, ele não desistiu e chegou a ser Campeão Estadual Juvenil na prova de 800m e Recordista Brasileiro da prova dos 400m rasos. Logo após se formou em Professor de Educação Física pela UFRJ e, por meio de concursos públicos, fez cursos de especialização em Atletismo e Treinamento Desportivo em diversas universidades no exterior, como na Alemanha, USA e Itália.

Hoje, ele e sua esposa Rosana Sodré Pazolini, se dedicam totalmente ao projeto, ambos abriram mão de muitas coisas para isso, mas não se arrependem de terem feito, pois muitos dos adolescentes que foram ajudados pelo projeto conseguiram concluir o ensino médio em escolas particulares, através de bolsas de estudos que foram cedidas e, logo após conseguiram bolsas de estudos em universidades. Alguns deles são acadêmicos de Educação Física e estagiam no próprio projeto desportivo, outros já têm até empregos fixos. O Instituto Ideal Brasil, entidade mantenedora do Projeto Social NDA, a qual foi criada por sugestão da UNESCO, garante que todos que passaram por ali, conseguiram ter um futuro melhor e, os que ainda estão no projeto, são possíveis notar algumas mudanças comportamentais, pois além dos ensinamentos sobre o atletismo, são também transmitidos aos alunos-atletas, valores sociais e formativos para o convívio em sociedade, tais como noções de cidadania, higiene pessoal, responsabilidades e disciplina nos horários, conservação do espaço utilizado do local, organização e zelo pelos equipamentos adaptados de musculação, assim como os materiais didático-pedagógicos para os treinamentos.

Maísa Sampaio é mãe da aluna-atleta Ana Paula do projeto e moradora de uma comunidade dominada pelo tráfico de drogas. Ela viu o projeto como meio de evitar que sua filha ficasse na rua e acabasse aprendendo coisas ruins, já que em sua comunidade, grandes partes dos jovens acabavam se envolvendo com coisas erradas. Sua filha não tinha ainda idade para entrar no projeto, mas após Rosana Sodré e o Professor Ormandino observarem o talento de Ana Paula correndo, foi aberta uma exceção e logo foi aceita no projeto. Maísa afirma que houve uma grande mudança no comportamento da jovem ao começar a frequentar as atividades de atletismo.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h30minh às 11h30minh e das 14h às 17h. Todavia, para fazer a inscrição, a secretaria funciona somente as segundas, quintas e sextas-feiras no mesmo horário. É obrigatório estar estudando.

Alunos-atletas com maior destaque desportivo podem receber uma Bolsa Cultural Desportiva entre R$ 50,00 a R$ 200,00 por mês. O Projeto Social NDA precisa de patrocinadores, já que um dos três patrocínios que a instituição possui, será encerrado em junho deste ano, e o mesmo não possui nenhuma ajuda governamental.

Quem quiser ajudar ou conhecer o Projeto Social NDA pode entrar em contato nos telefones 21 3352-9053/ 2457-3591/ 99607-3516 ou acessar o site http://www.idealbrasil.org.br/.

O endereço fica na Rua Olimpio de Castro, n° 584, Casa da Assunção, Jardim Sulacap. Toda ajuda é bem vinda!

#ProjetoSocial #atletismo

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil