top of page
  • Benilce Benvindo - Assistente Social

SERVSOCIALnews | Quem se importa conosco?


Há tempos que escuto muitas críticas sobre o Eca, bom vou apresentar, estou falando do Estatuto da Criança e do Adolescente, alvo de muitas críticas, sendo o culpado de muitos atos de violência cometidos por menores de idade, que ultimamente vem recebido o título de vilão de muitas histórias de violência que envolvem tanto crianças ou adolescentes ou para os mais íntimos, menores infratores.

Existem muitos questionamentos que envolvem esse tema que para algumas pessoas é complexo demais, existe um grupo de pessoas que por total falta de interesse desenvolvem falas prontas e não demonstram alguma vontade de reproduzir aquilo que de fato consta no Eca e sua função. Então vamos lá, o Eca tem como função proteger nossas crianças e adolescentes assim como também medidas preventivas, ou seja a prevenção deve ser conhecida por toda a sociedade e respeitada, mas não é, e é por isso que quando você, caro cidadão é esfaqueado e roubado por um adolescente, você culpa o Eca, diz que ele só ficará preso por três anos, em medidas sócio educativas, sim ele deve ficar no máximo recluso por até 3 anos sim, e as medidas são mesmo sócio educativas? Bom você caro cidadão já sabe a resposta e eu também, não, não é desse jeito, é exatamente o contrário ele vai se especializar e terá um grande ou pequeno futuro pela frente como um criminoso, e o que você faz caro cidadão? Nada...

Voltando ao título, quem se importa conosco?

Essa criança nasceu em uma família que não teve oportunidades de amar e fazer dele uma criança feliz, fome, desemprego, maus tratos, negligência, abuso sexual, eu te pergunto quem se importou com ele, com essa criança?

É nesse sentido que o Eca vem a ser tornar um dos estatutos mais importantes das últimas décadas, ele torna cada um de nós membro da sociedade, responsáveis por nossas crianças e adolescentes, não existe a história de que ninguém deve fazer vista grossa a uma situação que envolva qualquer tipo de violência contra uma criança, e para quem não sabe, fome, agressão física e psicológica ou negligência também são formas de violência.

Infelizmente o Estado já faz esse papel, “ vista grossa para a Assistência Social” , caros leitores não devemos ser omissos, e lembrar do Eca só quando nos tornarmos vítimas, vamos lembrar que a prevenção sempre foi e sempre será o melhor remédio para todos os males da sociedade.

Com certeza temos filhos, netos, afilhados, alunos, etc ...

O futuro será dirigido por eles, devemos proteger o nosso futuro para que eles não sejam vítimas de desafeto, infelicidade e intolerância.

Sugiro aos caros leitores uma leitura a fundo do Estatuto da criança e do adolescente, e terá como reflexão que a culpa não é do “ menor infrator” e sim do Estado e sua ausência de políticas públicas.

Um grande abraço para todos!

Meu nome é Benilce, sou Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, Especialista em terapia de família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen. Meu contato: valeubere@hotmail.com Estou esperando sua sugestão, contato e sua experiência.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page