Buscar
  • Luciana Lisbôa - Culinária

CULINÁRIAnews: Brigadeiro Gourmet


Olá queridos leitores!

Hoje em nossa coluna de culinária, vamos falar um pouco sobre os brigadeiros Gourmet. Primeiro gostaria de explicar o que significa o termo “Gourmet” e o que hoje ele representa para o mercado. Gourmet é um termo de origem francesa e seu significado designava um conhecedor e entendedor de boas bebidas e iguarias, além de conhecedor de bons vinhos. Representa um estilo de culinária mais elaborada, requintada e que atende as exigências do consumidor. Muitas vezes associado a produtos e serviços mais caros, requintados e de forte valor agregado.

A culinária gourmet é um nicho de mercado bastante explorado e que atinge desde os produtos mais caros e tradicionalmente requintados, como o caviar, como também alimentos mais populares, como hambúrgueres, coxinhas e brigadeiros por exemplo. E aí está ele, o Brigadeiro! Nosso doce nacional, isso mesmo! O brigadeiro é nosso! Um doce típico brasileiro que surgiu na década de 1940 em uma campanha com o intuito de promover a eleição do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República pelos moradores do Pacaembu em São Paulo. O doce foi ganhando destaque e logo começou a ser vendido para arrecadar fundos para a campanha.

Agora que já foi explicado um pouco sobre o significado do termo Gourmet e do Brigadeiro, vamos partir para a receita de um saboroso Brigadeiro Gourmet? • 100g de Chocolate ao leite em barra • 2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó de boa qualidade (não pode ser achocolatado) • 1 Lata de Leite Condensado de boa qualidade • 1/2 Caixa de Creme de Leite • 50g de Manteiga (para dar brilho)

Colocar todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e tamanho médio, usar o fogo mais baixo possível pra não queimar o doce.Ponto correto: quando a massa desgruda do fundo da panela e fica pesada na colher.

Após desligar o fogo, mexa com rapidez a massa na panela pra dar mais brilho e depois coloque em um recipiente de cerâmica ou vidro.

Outra característica marcante do brigadeiro gourmet são os confeitos. Use e abuse das dezenas de modelos que existem no mercado, assim como o da foto! Abraços!

Luciana Lisbôa é formada em Confeitaria e Panificação pelo SENAC e pela FAETEC .Trabalha há 10 anos com confeitaria artesanal produzindo doces para eventos, além de ser professora em diversos centros culinários no Rio de Janeiro.

#Culinária #Brigadeiro #Gourmet

80 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil