top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Praça Mário Saraiva e Galpão Comunitário Jardim Sulacap terão R$ 580 mil para reurbanização

Edital de licitação está em andamento e vencedor será descoberto em fevereiro

Saiu no Diário Oficial do Município do Rio da última terça-feira (25), a abertura do processo de tomadas de preços das empresas que desejam realizar as obras de revitalização da Praça Mário Saraiva e do Galpão Comunitário do Jardim Sulacap. O valor estimado da obra é R$ 580.303,82 e o prazo de conclusão de quatro meses. A abertura da licitação será no dia 14 de fevereiro às 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura do Rio.


Renata Almeida, presidente da associação de moradores de Sulacap (Amisul), contou de como conseguiu essa conquista para o bairro:

"O recurso para essa obra começou há 2 anos, através de emenda parlamentar do então Deputado Federal Marcelo Calero, hoje secretário de Governo e Intergridade Pública da Prefeitura do Rio, e a Amisul participou do processo seletivo. Foram dois editais onde apresentamos projetos para dois locais diferentes no Jardim Sulacap, conseguindo emplacar apenas um, esse da Mário Saraiva que precisou de transferência especial para a prefeitura devido alguns obstáculos do governo federal.Agora, estamos para marcar uma reunião e vermos o projeto finalizado, após as mudanças feitas pela prefeitura".

Em outubro de 2020, o então Deputado Federal Marcelo Calero divulgou as instituições que ele apoiaria com emendas parlamentares e a Amisul era uma das contempladas.

Confiram as intervenções que serão realizadas:


Reforma da Quadra Poliesportiva: remover as telas dos alambrados existentes, executar a recuperação dos seus apoios, complementar a estrutura com um módulo adicional, realizar a pintura dos elementos estruturais e instalar as novas telas de arame galvanizado. Serão instalados novos equipamentos como baliza de vôlei com rede e tabelas de basquete. Construção de novo pavimento de concreto e realizar a pintura das linhas de marcação dos jogos, referente a cada modalidade;


Reforma da Pista de Skate: Revitalização da estrutura do “half-pipe” existente, por meio da manutenção dos patamares e elementos em concreto e dos guarda-corpos existentes, substituindo os corrimãos avariados e pintando todas as superfícies de ferro após a devida limpeza e aplicação de demão de tinta antiferrugem;


Reforma do Parque Infantil: Instalação de novo cercamento, com altura de 1,20m e fechamento em tela de arame galvanizado. Os brinquedos existentes deverão ser substituídos por novos elementos, exceto a gaiola gínica, que sofrerá recuperação e pintura, conforme especificações contidas na planilha contratual;


Reforma do Campo de Futebol: Os alambrados danificados deverão ser removidos e deverá prosseguir com o mapeamento dos apoios que poderão ser reaproveitados e recuperados. Os trechos com alambrado remancescente bem como os novos trechos a serem instalados deverão receber: limpeza, aplicação de demão de tinta antiferrugem e de duas demãos de tinta a óleo, e novas telas de arame galvanizado. Em etapa posterior, novas balizas de futebol com rede deverão ser fornecidas e instaladas.


Reforma do Telheiro/Quiosque: Substituição do piso existente por novos ladrilhos de cerâmica antiderrapante. Deverá ser providenciada a recuperação pontual dos pilares de concreto, que receberão posterior pintura com tinta plástica. Mapear o telhado existente, a fim de apontar, analisar e quantificar as anomalias encontradas nas telhas e nos madeiramentos existentes. Substituição das telhas danificadas e o envernizamento da estrutura em madeira;


Substituição de Equipamentos de Praça: Substituir os aparelhos de ginástica por novos elementos, bem como instalar novos conjuntos de mesas de jogos com 4 bancos.


Reforma do Galpão Comunitário e da Gerência Executiva Local: Mapear as edificações citadas, a fim de apontar, analisar e quantificar as anomalias encontradas nas telhas e estruturas existentes. Substituição das telhas danificadas e com a instalação de rufos e condutores para recolhimento das águas pluviais. Impermeabilizar a caixa d’água existente, promovendo todas as medidas necessárias para mitigar ou minimizar os possíveis transtornos de falta d’água. Realizar todos os serviços para construção de novo Sanitário PNE, incluindo instalações hidrossanitárias, revestimentos, esquadrias, louças, metais e demais itens especificados na planilha contratual. Finalização dos reparos no telhado e demais recuperações estruturais. Pintura interna e externa das alvenarias e tetos. A área de pintura das paredes e tetos será medida de acordo com os critérios estabelecidos, para as áreas onde os vãos das esquadrias são maiores que 2,00m², deverá ser medida a área efetiva de pintura.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page