Museu Aeroespacial recebe estudantes de Engenharia Aeroespacial dos EUA
- Da Redação
- 27 de jun.
- 3 min de leitura

Alunos e professores do Departamento de Engenharia Aeroespacial do Texas A&M University, dos Estados Unidos, estiveram na quarta-feira (18) no Museu Aeroespacial para uma visita técnica e cultural aos futuros engenheiros, acompanhados pelo Suboficial Marcelos dos Santos Lima, mediador do MUSAL e com o apoio da intérprete Luciana dos Santos Andrade, Professora do Centro de Idiomas da Universidade da Força Aérea (UNIFA).
Fabiana Coração, gestora de programas educacionais da agência de turismo responsável pela organização da visita dos 22 alunos e dois professores estrangeiros, explicou a escolha do MUSAL:
“Escolhemos o MUSAL porque tem tudo a ver com a área de atuação deles. Todos os estudantes são da área de Engenharia Aeroespacial. Eles vieram ao Brasil para um mês de aulas na Universidade de São Paulo (USP), onde há o curso de Engenharia Aeronáutica.”
Ela complementou que a vinda ao Rio de Janeiro teve um caráter mais voltado ao lazer, mas também incluiu uma motivação educativa:
“Queríamos conhecer o MUSAL, que sabemos ser o maior Museu Aeroespacial da América Latina.”
Os visitantes ficaram impressionados com a preciosidade dos itens expostos, como registros fotográficos, documentos históricos, objetos pessoais de Santos Dumont, incluindo o seu famoso chapéu-panamá, e, de forma especial, o próprio coração do inventor, preservado em um escrínio.
Luan Ghisleri, estudante do Departamento de Engenharia Aeroespacial da Texas A&M University, com raízes na cidade de Maravilha, Santa Catarina, compartilhou suas impressões sobre a visita e sobre a figura de Santos Dumont. Ele também comentou a respeito da percepção histórica sobre a invenção do avião:
“Quando eu era pequeno, nos Estados Unidos, me ensinaram que quem inventou o avião foram os irmãos Wright. Aí me mudei para o Brasil e, na escola brasileira, tentaram me ensinar que o inventor foi Alberto Santos Dumont. Eu teimava, ficava bravo. Dizia: ‘Não, isso não é verdade! Me ensinaram diferente, não tem jeito!’ Mas, com o tempo, minha percepção virou o contrário. Hoje sou do ‘contra’: sou completamente a favor do Santos Dumont. Para mim, os irmãos Wright criaram uma catapulta!”
O estudante Luan Ghisleri gostou do passeio.
“O Museu Aeroespacial tem um acervo enorme de aviões e também de helicópteros. Gostei muito da Sala Embraer e, especialmente, da parte dedicada a Santos Dumont. O Brasil carece de heróis nacionais, e o Santos Dumont é uma figura à parte. Podemos olhar para ele como um grande cientista, um pioneiro na indústria internacional. Ele era conhecido no mundo todo e, sim, é muito importante para a história da aviação. Como tenho pretensão de seguir nessa carreira, ele é uma grande inspiração para tudo o que faço.”
A gestora de programas educacionais destacou a relevância da visita para o programa acadêmico:
“A ideia é conhecer como funciona a Força Aérea Brasileira, como os aviões são desenvolvidos. Também visitamos a Embraer e a empresa LATAM. Tudo isso faz parte do programa educacional que organizamos”, enfatizou Fabiana Coração. Ela concluiu ressaltando que, embora os estudantes não tenham vínculo direto com o meio militar, estão totalmente conectados à área aeronáutica.
A visita dos estudantes da Texas A&M University ao MUSAL mostra a importância e a imagem do MUSAL no contexto internacional, onde é reconhecido pela qualidade da preservação da memória aeronáutica e do estímulo ao conhecimento, inspirando as novas gerações de engenheiros e profissionais da aviação.
Fonte: Aeroin
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments