Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico no Campo dos Afonsos reafirma a amizade por meio do esporte
- Da Redação

- há 1 dia
- 3 min de leitura
Espírito esportivo, excelência técnica e muita vibração marcaram o 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), evento coordenado pelo Ministério da Defesa, por meio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). O evento, realizado pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), ocorreu de 7 a 13 de novembro, no Complexo da Força Aérea Brasileira (FAB), no Campo dos Afonsos. Nesta edição, o Brasil foi o anfitrião e a Bandeira Nacional tremulou mais de uma vez no pódio.

Na prova de orientação, os atletas brasileiros receberam o troféu de campeões, no feminino e no masculino, com os militares atletas Tenente Walney Oliveira e Sargento Ellen Souza, respectivamente. No individual feminino, o Brasil garantiu a segunda classificação geral. O primeiro e o terceiro lugar ficaram com as chinesas.

Na prova por equipe, as brasileiras também conquistaram a medalha de prata, atrás da China, que ficou com o ouro, e à frente da Suécia, que levou o bronze. Entre os homens, a equipe brasileira conquistou o bronze na competição, enquanto Ucrânia e China ocuparam as primeiras posições.

Já o troféu “Amizade por meio do Esporte” foi para a Dinamarca. E a militar atleta de judô Sargento do Exército Brasileiro Beatriz Souza, campeã olímpica, campeã mundial e campeã mundial militar do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, foi condecorada com a medalha da CISM - Estrela do Esporte de Bronze, concedida a militares, civis e instituições que demonstram mérito notável e prestam serviços relevantes para o desenvolvimento e a promoção do esporte militar.

Ao todo, a equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico foi representada por sete militares atletas da FAB, que disputaram provas que exigiam precisão, velocidade, resistência e habilidades específicas aplicadas ao contexto aeronáutico, em modalidades como: desafio de basquete, esgrima, evasão (pista de obstáculos e orientação), natação com obstáculos e tiro com pistola de ar.

A cerimônia de encerramento, que ocorreu no dia 11 de novembro, contou com a presença do Brigadeiro Fernando Almeida Riomar; do Presidente da CDMB, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, ambos do Ministério da Defesa; do Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; e Oficial militar que representa o CISM do Catar, Major General Rashid Mahboob Al-Dosari; Chefe de Gabinete da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd); entre outras autoridades.
Para o presidente do CISM, Coronel Nilton Gomes Rolim Filho, o evento reforça o papel do esporte como instrumento de integração entre as nações. “É uma aproximação esportiva e prática, estar pronto para o combate e estar pronto para competir. A grande intenção e o grande legado é esse. E, também, levando em consideração que é uma competição realizada no Brasil, país que tem diversos campeões mundiais, tem uma tradição também nesse esporte, a gente pode mostrar a nossa capacidade como organizador e como competidor”, ressaltou.
Como parte das atividades do campeonato, no dia 12 de novembro, foi realizado o Cultural Day, uma iniciativa para promover intercâmbio entre os nove países participantes: China, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Lituânia, República Tcheca, Suécia, Ucrânia, além do Brasil, reafirmando o compromisso do CISM com o esporte. O programa de visitas englobou pontos turísticos da cidade, como: Maracanã, Cristo Redentor, Museu e Forte de Copacabana.
Pentatlo Aeronáutico - Também conhecido como P.A.I.M. (Pentatlo Aéreo Internacional Militar), é uma modalidade exclusiva para militares da Força Aérea, criada em 1948 pelo Comandante Edmond Petit, da Força Aérea Francesa. Idealizada após a Segunda Guerra Mundial, a competição busca manter e aprimorar o treinamento de pilotos militares, desenvolvendo atributos físicos e psicológicos essenciais à atividade aeronáutica de combate.
Fonte e Fotos: Ministério da Defesa
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
















Comentários