top of page
  • Foto do escritorDa Redação

MUSAL recebe 15,5 mil pessoas no encerramento da Semana Nacional de Museus

Evento encerrou a 20ª Edição da Semana Nacional de Museus

No último domingo (22), no Museu Aeroespacial (MUSAL) abriu os hangares e pátios do maior museu de aviação do Brasil aos visitantes, para uma programação especialmente dedicada à toda a familia: apresentação de aeromodelos, salto de paraquedistas, balonismo, demonstração e acrobacia aérea, parque de diversões, animação musical com Dj, oficinas educativas do SESC, além da corrida “Federal Kids” – uma ação social da Polícia Federal contra Pedofilia.

Parte das comemorações do Dia Internacional de Museus - celebrado anualmente no dia 18 de maio - a semana já havia sido de programação intensa desde o dia 17 até o dia 21, com oficinas educacionais para crianças e adolescentes, sessões de cinema com exibição de filmes históricos, contação de histórias e visitas mediadas por todos os espaços expositivos e aeronaves históricas onde foram recebidos aproximadamente 1.500 visitantes que somados aos 15,5 mil do dia 22, domingo com portões abertos, totalizaram mais de 17 mil pessoas presentes durante toda a semana de comemorações.

Realizado regularmente, na modalidade de portões abertos, o evento é gratuito e vem recebendo atenção do grande público ávido para conhecer um a pouco mais sobre os mistérios da aviação, a história de Força Aérea Brasileira (FAB), e, por que não, fazer aquela selfie bacana numa aeronave camuflada.

Para o chefe da Divisão de Comunicação Social do MUSAL, Coronel Aviador da R/1 Sarandí Oliveira da Silva, este evento é de uma importância sem igual para a FAB e, em particular, para o Museu Aeroespacial.

"É uma grande oportunidade de integração da FAB com toda sociedade civil, divulgando a sua história e a história da aviação brasileira, além de servir como incentivo para novas gerações ingressarem nesta brilhante carreira", afirma o oficial.
Fotos: Redes Sociais da Casa Viva

A oportunidade de voar de balão, a participação nas oficinas educativas do SESC, a visitação às aeronaves históricas e a demonstração aérea da Esquadrilha CEU, estiveram entre as atividades mais concorridas deste domingo. Ressalta-se ainda a grande arrecadação de 2.286 Kg de alimentos não perecíveis que foram destinados ao Instituto CASA VIVA.

Esse tipo de evento é incentivado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Nessa época do ano, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, os museus e outras instituições culturais brasileiras promovem uma programação especial, levando a sociedade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – ICOM). Em 2022, o tema escolhido foi “O poder dos museus”.

Nos anos anteriores, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, o evento havia sido suspenso. Esta é primeira vez que o MUSAL recebe a população em seus hangares para um evento do gênero desde 2019.

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page