top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Jardim Sulacap recebe projeto "Polícia de Proximidade" com funcionamento 24h

Projeto-piloto criado em 2015, retornou em três bairro da zona oeste

Moradores de Jardim Sulacap, Jacarepaguá e Barra foram surpreendidos na manhã dessa quarta-feira (18) com um novo policiamento chamado Polícia de Proximidade. O projeto começou nos três bairros da zona oeste, com objetivo de atuar preventivamente em áreas específicas de policiamento. Segundo a Polícia Militar, oficialmente o projeto se chama Bairro Seguro, com policiamento realizado por voluntários do Regime Adicional de Serviço (RAS) e os policiais estão capacitados e treinados para gerenciar problemas eventuais.


A presidente da Associação de Moradores de Sulacap, Renata Almeida, comemorou o projeto e informou como funcionará.

Fomos contemplados para ser o piloto do projeto Polícia de proximidade do 14º BPM. Temos muito o que comemorar e lutar para que o projeto permaneça aqui. O trabalho é 24h no bairro com 3 viaturas circulando no bairro: uma viatura 24h e duas até as 22h

Um telefone celular, sem whatsapp, está disponível numa das viaturas dentro do bairro e serve apenas para ocorrência na abrangência do projeto dentro do Jardim Sulacap. O número é 98462-7831.

Projeto-piloto começou em 2015

Em fevereiro de 2015, a primeira Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP) foi inaugurada na Praça Verdun, no Grajaú, e visava atender a população do bairro e do entorno, como Andaraí, Vila Isabel e parte da Tijuca, com policiais portando celulares para contato direto com moradores e comerciantes da região.

Em termos operacionais, o projeto se baseia em três eixos principais: a divisão territorial com responsabilização operacional, o policiamento de proximidade e o policiamento orientado ao problema.


A filosofia da polícia de proximidade, descrita na Instrução Normativa (IN) 22/2015 da PMERJ, se estrutura nos princípios de prevenção, descentralização, proatividade e resolução pacífica de conflitos, que se desdobram em ações de aproximação, presença, permanência, envolvimento, e comprometimento.

"Esses elementos revelam a intenção de criar sinergia entre a sociedade local e os policiais, o que traria duas consequências positivas: o aumento da legitimidade institucional e a facilidade de encaminhamento de informações importantes por parte da população", segundo avaliação do impacto da CIPP, que foi Inspirada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page