top of page
  • Foto do escritorEmilson Moreira

Estrada do Catonho: um pouco do conto da sua história. 130 anos! Ela está chamando!

Até hoje a velha Estrada desafia a Prefeitura a construir calçadas para a segurança dos pedestres

Importante estrada de ligação é a Estrada do Catonho. Antes de existir o Jardim Sulacap, quando a região era Sertão dos Afonsos, a estrada ajudava conectar Taquara com Marechal Hermes. Começou a ser criada em 1892. A estrada de terra tinha cerca de cinco metros de largura. Iniciava na Estrada Real de Santa Cruz (atual Av. Marechal Fontenelle), cruzava a Rua Fernandes Sampaio e parte da R. Euzébio de Almeida, seguindo sinuosamente pelo Vale do Carioca. É nela que passaria o corredor expresso para ônibus, conforme o colorido Plano Doxiadis de 1965.

Até hoje a velha Estrada desafia a Prefeitura a construir calçadas para a segurança dos pedestres. 130 anos! Ela está chamando! Os carros fluem apressados num vaivém. E os pedestres seguem sem eira e nem beira, apertados e desconfiados do jeito que têm.

Catonho é apelido de Antônio. Pode ser que o nome da Estrada tenha sido em homenagem ao antigo dono de uma fazenda na parte do Catonho: Antônio de Valqueire, afilhado de casamento do senhor de engenho João Oliveira Afonso, o da Fazenda dos Afonsos.


A Estrada é parte da viagem de muita gente. Carrega sonhos. Para outros, a Estrada não é real. Ela não existe. É caminho diferente.


Emilson Moreira escreve no blog Jardim Sulacap Bairro Sustentável

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


댓글


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page