top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Em plena crise, Vila Valqueire ganha Instituto Gourmet nessa quarta (23)

Será a 100º loja que tem Ana Maria Braga como garota propaganda

A pandemia mudou a vida do ser humano, hábitos e também meios de sair da crise, ou, para alguns, aproveitar oportunidades. Que o diga, a apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga, garota propaganda do Instituto Gourmet mostrando no seu dia a dia, que comida nunca vai deixar de ser comercializada, com possibilidades de ganhos, até sem sair de casa. Cursos de culinária e confeitaria é grande e atrativa opção, para muita gente.


Prova disso é a empresária Cláudia Peres, que há mais de 20 anos no ramo de finanças, também resolveu investir no segmento. Há 4 anos entrou na faculdade de gastronomia, apenas por hobby. Cada vez mais animada e sentindo o gostinho dos sabores e aromas de seu curso, entendeu que a crise tinha lhe sugerido outra opção de investimento, a culinária. Ela está inaugurando a centésima franquia do Instituto Gourmet, com lojas por vários estados.


O “IG” é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração. Atua com opções de cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem, trabalhando os temas variados e mais atuais da cozinha e da confeitaria, conforme a necessidade de cada um, com aulas que variam de workshops a temas específicos. Tem como propósito a transformação de vidas através da formação profissional dos alunos, com cursos focados no encaminhamento ao mercado de trabalho e empreendedorismo com retorno financeiro efetivo.


O Instituto Gourmet foi fundado 2014, a ideia nasceu quando a ex-professora de biologia – Lucilaine começou a fazer doces e ministrar aulas de confeitaria em sua própria casa. Deu tão certo, que pouco tempo depois inaugurou a primeira escola IG em Serra, no Espírito Santo. Com a entrada de dois sócios, um 2015 e outro em 2020, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. Deu tão certo, que a marca integra a SMZTO, o maior grupo de investimentos em franquias do país.

Na Vila Valqueire, bairro considerado como a “Ipanema do subúrbio” carioca, devido aos condomínios de luxo e suas bonitas praças, o Instituto Gourmet será inaugurada nesta quarta-feira (23), com Workshops gratuitos, das 09 às 18 horas: Brigadeiro Gourmet (das 09 às 12), salgados (das 10 às 13), Bem Casado (das 14 às 17) e Massas Frescas (das 15 às 18). As turmas fechadas começaram a ter aulas a partir do dia 07 de julho, das 18 às 22 horas, podendo abrir novos horários. Já com 08 turmas fechadas, de início, os cursos oferecidos são: Confeiteiro Profissional 2; Cozinheiro Profissional 1; Chef Mix 1 e Cozinheiro Funcional e Fit 1. Com novas especializações no próximo semestre.

“Eu sou amante da boa comida e não sabia cozinhar, o tempo não deixava. Resolvi entrar num curso de chef de cozinha para eu me realizar, espairecer elaborando pratos. Daí veio à oportunidade, a necessidade de termos sempre um plano B. A pandemia nos mostrou isso. Deu certo, o local, o segmento, tudo foi analisado, pondo a paixão como fator principal”. Conta Cláudia Peres.
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page