top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Cedae doa 300 mudas para núcleo de Realengo e plantadas no Parque Estadual da Pedra Branca

Ações acontecem em 11 municípios do Estado do Rio, com um total de 19 mil mudas em comemoração ao mês do meio ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Cedae, por meio do programa Replantando Vida, vai realizar a doação e o plantio de mais de 19 mil mudas para 11 municípios do Estado do Rio ao longo do mês de junho. Entre os dias 5 e 12, serão doadas mais de 3 mil plantas para municípios da Região Metropolitana (Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Itaboraí e Seropédica). As demais 16,2 mil mudas serão distribuídas até o fim do mês para projetos de recuperação de áreas degradadas (PRAD) e de nascentes em São Fidélis (4 mil) e para projetos de reflorestamento em Barra Mansa (2 mil), Bom Jardim (500), Cachoeiras de Macacu (1,2 mil), Itaocara (mil), Paty do Alferes (4 mil) e Rio das Flores (3,5 mil).


No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), 500 mudas serão doadas para plantio no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, em Itaboraí. Outras 200 mudas serão plantadas em áreas de proteção ambiental (APAs) em Seropédica e 125 em Nova Iguaçu, na Serra de Madureira e no entorno da APA do Alto Iguaçu, em atividade de educação ambiental realizada em parceria com escolas públicas.

No Rio, 300 mudas serão entregues no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo. A Companhia vai realizar ainda o plantio de 20 mudas no Corredor Esportivo do Moneró, na Ilha do Governador. No local, serão plantados também três baobás, produzidos pelo Replantando Vida a partir de árvore histórica do corredor.

Semana de ações no BioParque do Rio e no AquaRio

Na próxima semana, entre os dias 07 e 12, a Cedae participará das ações de conscientização da população realizadas no BioParque do Rio, em São Cristóvão, na Zona Norte, a respeito da “Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030”, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Companhia vai doar 1.500 mudas para visitantes do parque. Além disso, frequentadores do local poderão conhecer o programa Replantando Vida, e integrantes do programa Sócio Anual do BioParque do Rio poderão participar do plantio de 500 mudas na Quinta da Boa Vista, entre os dias 09 e 11.


No dia 08, serão distribuídas mais 250 mudas para frequentadores do AquaRio, na Zona Portuária do Rio, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos.


Unindo preservação ambiental e ressocialização de apenados do sistema prisional estadual, o programa Replantando Vida mantém viveiros florestais localizados na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, na ETE Alegria, na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu, no Reservatório Victor Konder, na Caixa Velha da Tijuca, no Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé. Todos contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e liberdade condicional que integram o programa, fruto de convênio entre a CEDAE e a Fundação Santa Cabrini (FSC).

As espécies cultivadas nos viveiros da Companhia são usadas na recuperação de matas ciliares, nascentes e outras áreas das bacias hidrográficas do estado do Rio. As ações de reflorestamento do Replantando Vida fazem parte do compromisso da CEDAE de proporcionar melhorias em relação à degradação ambiental sofrida pelos corpos hídricos.

De janeiro a maio deste ano, o programa Replantando Vida já distribuiu mais de 53 mil mudas para projetos de reflorestamento em 39 municípios do estado do Rio de Janeiro. Somadas às ações de junho, o número total passará de 72 mil plantas doadas em 2021 por meio do programa da CEDAE.


Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Companhia pelo e-mail replantandovida@cedae.com.br

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page