top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Arco-íris duplo raro é registrado em Sulacap, nessa quinta (11) e especialista explica fenômeno


Um fenômeno óptico, fotometeoro. Essa é a definição de um arco-íris, que aparece a partir da relação entre luz do sol e gotas d'água em suspensão no céu, muitas vezes em dias de chuvas. Segundo o climatologista Werton Costa, a luz do sol é a luz branca e dentro dela estão todas as cores ou todos os espectros como se é chamado.

“Quando a luz branca do sol atravessa as minúsculas gotas d'água em suspensão no céu, essa luz ela é dividida, é fracionada, sofre uma refração. E aí ela libera espera todos os aspectos de cores, formando o que nós chamamos de arco-íris", explicou o climatologista Werton Costa.

Já o arco-íris duplo, um fenômeno muito raro, se forma quando a luz do sol é fracionada duas vezes.

"Acontece quando as gotas de água que estão em suspensão, e que vão fazer a refração da luz, são maiores do que a média. São gotas grandes. E isso faz com que o processo seja repetido. Daí, aparece o arco-íris muito mais forte, muito mais vistoso e, ao fundo, um arco-íris mais tênue, mais fraco", sentencia Werton.

O climatologista explicou ainda que um dos arcos possui a ordem das cores inversas ao primeiro. O segundo arco-íris apresenta a ordem das cores invertida em relação ao primeiro.

“Então, podemos perceber nitidamente que o duplo arco-íris é raro e é formado por uma fragmentação dupla da luz por gotas maiores. O segundo arco é o contrário do primeiro na das cores", finaliza ele.

Fonte: G1

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

コメント


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page