Alexandre Madruga
Nesta quinta (12), tem a estreia do Bailinho da Portela no Centro do Rio
Escola de Samba lança o formato Bailinho, trazendo para um clássico salão da Cinelândia a proposta dos carnavais tradicionais com ares contemporâneos
Resistência dos tradicionais carnavais cariocas, num dos mais bonitos salões ArtDecó do Rio de Janeiro. O Bailinho da Portela surge como proposta de resgate da cultura do carnaval de salão e de preservação da vocação da Cinelândia para o enriquecimento da cena cultural da cidade. Com produção e curadoria assinada pela Pronto RJ, o Bailinho tem festa de lançamento de sua primeira temporada confirmada para o dia 12 de dezembro (quinta).
O evento vai acontecer no final do dia, das 18h à meia noite, para se estabelecer como proposta de happy hour diferente de tudo o que se tem na cidade. O evento promete ser uma experiência original, repleta de movimento, performances e muita música brasileira.
A noite já começa no comando de Carlinhos de Jesus, com um super aulão de gafieira carioca, preparando o público para dançar e interagir. A programação conta com mais três atos, incluindo a lavagem das baianas, a apresentação de uma Orquestra de samba conduzida pelo Nego Álvaro (concorreu ao Grammy Latino 2019), somada a participação especial de baluartes da azul e branco. O evento finaliza com a Bateria da Portela.
O espetáculo lavagem será carregado de energia positiva, apresentado por baianas de Madureira e acompanhadas por percussionistas; além da vibração e brilho da bateria da Tabajara do Samba, com a participação de ritmistas e passistas, trazendo a cultura indígena aos tempos atuais, temática do enredo de 2020.
O evento elegerá o muso e a musa do evento que será apresentado por Bruno Chateubriand, Embaixador do Bailinho. O casal escolhido representará a brasilidade, a carioquice e a cultura Carnavalesca. "A direção do Bailinho quer trazer qualidade de programação aos cariocas. Um evento aos moldes do entretenimento peculiar ao período do Rio Antigo, com ares totalmente modernos, que vai fortalecer a importância cultural da Cinelândia e de seus grandes carnavais", comemora Carlinhos de Jesus, coreógrafo da comissão de frente da Portela.
O Bailinho da Portela estreia no salão do Espaço Marzipan, joia da arquitetura brasileira, construído em 1940, debruçado sobre a Praça da Cinelândia e de frente para o Aterro do Flamengo, ponto mais acessível do Centro do Rio.
A compra de ingressos poderá ser feita no local ou eletronicamente, com preços de entrada entre R$25 e R$40. A festa de lançamento contará com lista amiga, combinada pelo @bailinhodaportela ou com a produção do evento. Venda antecipada pelo site: www.sympla.com.br
O Espaço Marzipan fica na Av. Rio Branco, 251/ 3º andar, em frente ao Cine Odeon.