top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Jardim Sulacap terá primeira praça de pedágio com energia solar do Rio


A Concessionária ViaRio, administradora Transolímpica, através do Programa “Rio que te quero verde”, realiza mais uma ação sustentável e inovadora, implantando usinas fotovoltaicas nas coberturas das praças de pedágio da empresa. A intenção é alcançar a excelência operacional com viés de sustentabilidade, gerando impacto positivo para usuários e sociedade. “Essa será a primeira praça de pedágio geradora de energia limpa homologada do Estado e a maior do Brasil. O principal objetivo da instalação dessas usinas fotovoltaicas é tornar a nossa operação menos poluente e a nossa empresa, mais sustentável”, afirma João Daniel Marques, Presidente da ViaRio.

A energia fotovoltaica não gera impactos sobre o meio ambiente e o entorno onde está localizada e dispensa grandes obras de engenharia e intervenções para instalação, que poderiam afetar a fauna e a flora, além da vida nas comunidades locais. “Considerada uma fonte limpa, a energia solar é totalmente renovável e não poluente, pois não emite gases nocivos à Camada de Ozônio e nem gera resíduos para o planeta. É uma opção inteligente para projetos arquitetônicos sustentáveis e para pessoas e empresas preocupadas com a preservação do meio ambiente”, sentencia Izabel Loureiro, Gerente de Sustentabilidade da Concessionária.

As usinas fotovoltaicas, instaladas nas marquises das praças de pedágio possuem 396.46kwp de potência instalada. No total, serão 02 usinas localizadas sobre as praças de pedágio da Av. Rio Grande e 01 na praça principal, no Jardim Sulacap. Essa energia limpa gerada alimentará 100% da demanda de energia das 02 praças de pedágio da Rio Grande e 33% da demanda por energia da Sede. Com isso, a ViaRio terá o potencial de redução de emissões em torno de 34.39t/ano de gases efeito estufa. “A Transolímpica, desde a sua implantação, já tinha esse viés sustentável. Iniciamos a operação com 100% das lâmpadas em LED. Com isso, mantemos um diferencial em luminosidade na via, trazendo conforto e segurança aos nossos usuários, além de deixarmos de emitir 12.60t/ano de gases efeito estufa. Até 2018 foram 37.80t de gases efeito estufa evitados”, afirma Izabel Loureiro.

O programa “Rio que Te quero Verde” reúne um conjunto de ações de sustentabilidade que a Concessionária ViaRio realiza com o propósito de tornar a Zona Oeste mais verde. O Programa possui diversas atividades para envolver todos os públicos de interesse, desde crianças até empresas da região. Desde a sua inauguração (agosto/2016), a Concessionária apoia projetos sociais com conteúdo de educação ambiental e consumo consciente para as escolas do entorno, atua como fomentadora do Fórum “Integra Zona Oeste”, que reúne aproximadamente 37 organizações públicas, privadas e da sociedade civil organizada, potencializando os ativos locais para o desenvolvimento sustentável do eixo Transolimpica e baixada de Jacarepaguá.

Além dessas ações, com o resíduo de massa verde proveniente da capina e da roçada, a ViaRio contribui para a compostagem e cobertura de canteiros de 03 hortas urbanas mantidas por moradores no bairro Jardim Sulacap e realiza ações de replantio com crianças da região. “Nosso compromisso é com a vida. Trabalhamos para tornar realidade a operação da via expressa com melhores práticas sustentáveis, por uma Zona Oeste com desenvolvimento sustentável, com mais cultura, mais educação, mais saúde, geração de trabalho e renda e práticas de preservação ambiental”, finaliza Izabel.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page