top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Processo seletivo do Ismart prorrogado prazo para inscrições


Alunos têm até o dia 24 de junho para se inscrever e concorrer a bolsas presenciais e online

Alunos da rede pública matriculados no 7º ou no 9º ano do ensino fundamental tem até o dia 24 de junho, às 18h, para se inscrever no processo seletivo do Instituto. Os aprovados poderão frequentar escolas particulares de excelência por meio das 340 bolsas integrais disponíveis neste ano, além das 1.000 vagas abertas para a plataforma online de estudos do projeto Ismart Online. As inscrições deverão ser realizadas no site www.ismart.org.br.

O Instituto completa 20 anos de existência neste ano e, ao longo de sua história, o Ismart já teve 120 mil inscrições para o processo seletivo, dos quais 2.866 estudantes se tornaram bolsistas. Para a diretora-executiva, Mariana Monteiro, o instituto permite que o estudante possa sonhar cada vez mais alto e ir mais longe por meio de oportunidades educacionais. “Acreditamos no poder transformador da educação, no mérito e no esforço individual. O potencial é muitas vezes desperdiçado pela falta de oportunidades”, comenta.

Em parceria com escolas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP), o Ismart contribui para formar jovens protagonistas de suas próprias vidas. Com essa filosofia, o instituto coleciona histórias motivadoras durante toda sua trajetória:

Matheus Moreira do Nascimento, de 18 anos, mora na Cidade de Deus/RJ e participou do processo seletivo do Ismart quando estudava na Escola Municipal Juliano Moreira. Ingressou no projeto Ismart Online no 1º ano do Ensino Médio e aponta que sua maior transformação dentro do projeto foi no âmbito pessoal, pois ampliou sua visão de cultura, futuro e conhecimento.

A plataforma de ensino do Ismart online pode ser um aliado para que os jovens aprimorem áreas de conhecimento nas quais eles tenham mais interesse. Dessa forma, a ferramenta auxilia no dia a dia do estudante, fortalecendo o conteúdo base, em Português, Matemática e Redação.

Segundo o estudante, seu horizonte de escolhas foi ampliado e sua visão de mundo transformada. “No momento, meus projetos para o futuro são aproveitar minha formação, viver novas experiências e construir um currículo consolidado para a minha trajetória”. Matheus, que hoje estuda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), primeiro período do curso de Matemática Aplicada é, hoje, um dos 522 universitários ativos do Ismart.

Além disso, participou 4 vezes da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ganhou 3 medalhas de bronze e 1 de ouro, sendo que dois bronzes foram no ensino fundamental. Gradualmente, o interesse que o estudante possui pela matemática é explorado e encorajado pelas olimpíadas, mantendo o gosto natural pela matemática.

Projetos Bolsa Talento, Alicerce e Ismart Online

A seleção é realizada para três diferentes projetos - Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos. Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental concorrem ao Bolsa Talento, projeto em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem material didático, auxílio transporte, uniforme, alimentação e participam de um programa de desenvolvimento. Todos os candidatos inscritos concorrem também às vagas do projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

Processo Seletivo

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem. As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e relacionamento interpessoal.

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que possui convênio com a rede pública e identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência, acesso a plataforma de estudos online e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page