• Selma Ferreira

SHIATSUnews | Sangue (Xue)


Essa semana dando continuidade ao tema Substâncias Vitais na Medicina Tradicional Chinesa, falaremos sobre o sangue. O Sangue (Xue) na Medicina Tradicional Chinesa, tem um significado diferente da medicina ocidental. Ele é uma forma mais densa e material de Qi. O Qi impulsiona e dá vida ao sangue, que sem ele seria fluido inerte.

O sangue deriva, em sua maioria, do Qi dos alimentos (Gu Qi) que é produzidos pelo Baço e enviado para cima, para o pulmão, que por sua vez, por meio de uma ação impulsora do Qi do Pulmão, o envia ao coração, onde é transformado em sangue.

RELAÇÃO DO SANGUE COM OS ÓRGÃOS INTERNOS Coração (Xin): local onde o Sangue é produzido pela ação do Fogo do Coração. O Coração também governa o Sangue, os vasos sanguíneos e a circulação.

Baço (Pi): é a origem do Sangue, pois produz o Qi dos alimentos e também mantém o sangue dentro dos vasos sanguíneos. O seu Qi deficiente pode causar hemorragia.

Fígado (Gan): armazena o Sangue. O sangue armazenado no Fígado, umedece os olhos e hidrata os tendões.

Pulmão (Fei): auxilia o Baço a enviar o Gu Qi para o coração e controla os canais e vasos sanguíneos auxiliando o Coração na ação impulsora do Sangue.

PATOLOGIAS DO SANGUE Deficiência: quando não é fabricado o suficiente para suprir as necessidades corpóreas. Sintomas: pele tem constituição macilenta ou amarelada, vertigens, visão ofuscada, insônia, formigamentos nos membros e língua pálida;

Calor: quando o Sangue está quente. Sintomas: ansiedade, boca seca, nas mulheres causa períodos menstruais abundantes.

Estase: quando o Sangue não se movimenta adequadamente e estagna. Sintomas: dores localizadas, esgotamento.

Obrigado! Até a próxima semana, quando falaremos sobre Essência.

Selma Ferreira da Conceição é especializada em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e Fisioterapêuta. Celular: 996049985 email: selmafconceicao@oi.com.br


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.