SHIATSUnews | Sangue (Xue)
- Selma Ferreira
- 14 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Essa semana dando continuidade ao tema Substâncias Vitais na Medicina Tradicional Chinesa, falaremos sobre o sangue. O Sangue (Xue) na Medicina Tradicional Chinesa, tem um significado diferente da medicina ocidental. Ele é uma forma mais densa e material de Qi. O Qi impulsiona e dá vida ao sangue, que sem ele seria fluido inerte.
O sangue deriva, em sua maioria, do Qi dos alimentos (Gu Qi) que é produzidos pelo Baço e enviado para cima, para o pulmão, que por sua vez, por meio de uma ação impulsora do Qi do Pulmão, o envia ao coração, onde é transformado em sangue.
RELAÇÃO DO SANGUE COM OS ÓRGÃOS INTERNOS Coração (Xin): local onde o Sangue é produzido pela ação do Fogo do Coração. O Coração também governa o Sangue, os vasos sanguíneos e a circulação.
Baço (Pi): é a origem do Sangue, pois produz o Qi dos alimentos e também mantém o sangue dentro dos vasos sanguíneos. O seu Qi deficiente pode causar hemorragia.
Fígado (Gan): armazena o Sangue. O sangue armazenado no Fígado, umedece os olhos e hidrata os tendões.
Pulmão (Fei): auxilia o Baço a enviar o Gu Qi para o coração e controla os canais e vasos sanguíneos auxiliando o Coração na ação impulsora do Sangue.
PATOLOGIAS DO SANGUE Deficiência: quando não é fabricado o suficiente para suprir as necessidades corpóreas. Sintomas: pele tem constituição macilenta ou amarelada, vertigens, visão ofuscada, insônia, formigamentos nos membros e língua pálida;
Calor: quando o Sangue está quente. Sintomas: ansiedade, boca seca, nas mulheres causa períodos menstruais abundantes.
Estase: quando o Sangue não se movimenta adequadamente e estagna. Sintomas: dores localizadas, esgotamento.
Obrigado! Até a próxima semana, quando falaremos sobre Essência.
Selma Ferreira da Conceição é especializada em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e Fisioterapêuta. Celular: 996049985 email: selmafconceicao@oi.com.br
Comments