Buscar
  • Alexandre Madruga

SHIATSUnews | Aplicação do Yin-yang na medicina chinesa


Caros leitores, essa semana falaremos de como toda filosofia, patologia, diagnóstico e tratamento da medicina chinesa pode estar ligada a teoria fundamental do yin-yang, e de como todo sinal e sintoma pode ser analisado por essa mesma teoria em cada modalidade de tratamento.

As estratégias para a prática do tratamento resume-se a compreensão da aplicação da teoria do yin-yang, que é de suma importância, pois sem ela não há medicina chinesa.

AS ESTRUTURAS CORPÓREAS Todas as partes do corpo podem se apresentar relativamente como Yin ou Yang, como por exemplo, o tórax é yang em relação ao abdome, mas é Yin em relação a cabeça.

As características para as estruturas corpóreas são: 

COSTAS E FRENTE Nas costas fluem todos os canais Yang, que protegem o organismo de fatores patogênicos externos.

Na frente (tórax e abdome) fluem todos os canais Yin que nutrem o organismo.

CABEÇA E CORPO Na cabeça começam ou terminam todos os canais Yang, onde eles se encontram e fluem uns nos outros.

No corpo flui a energia Yin, área que é facilmente afetada por fatores patogênicos Yin, como Frio e umidade.

SUPERIOR E INFERIOR A área acima da cintura é Yang sendo facilmente afetada por fatores patogênicos Yang; já a área abaixo da cintura é Yin, que é facilmente afetada pela energia Yin.

PÓSTERO- LATERAL E ÂNTERO-MEDIAL Os canais Yang fluem sobre a superfície póstero-lateral dos membros; Os canais Yin fluem sobre a superfície ântero-medial.

EXTERIOR E INTERIOR O exterior é Yang e abrange pele e músculos, sendo responsável pela proteção do organismo; O interior é Yin e se refere aos sistemas internos responsáveis pela nutrição.

ÓRGÃOS YIN E YANG Os órgãos Yang transformam, digerem e excretam as substâncias. Os órgãos Yin armazenam as essências resultantes do processo de transformação dos órgãos Yang.

FUNÇÃO E ESTRUTURA A função é Yang. Já a estrutura é Yin. Sendo que cada órgão contém dentro de si um aspecto Yang e outro aspecto Yin.

QI E SANGUE O Qi é Yang em relação ao sangue. O Qi aquece, protege e transforma. Estas atividades são totalmente Yang.

O sangue é uma forma de Qi mais densa e mais material, por isso, mais Yin. O Sangue nutri e umedece, essas atividades são tipicamente Yin.

QI DEFENSIVO E QI NUTRITIVO O Qi defensivo é Yang, ele circula na pele e músculos. Ele aquece e protege o organismo.

O Qi nutritivo é Yin, circula nos órgãos internos e sua função é nutrir o organismo. Obrigado! Um novo ano cheio de paz, harmonia, prosperidade, equilíbrio e muito amor que é a energia que a tudo move. 

Selma Ferreira da Conceição tem especializações em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e está Cursando 10º período de Bacharel em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco em Realengo. Celular: 996049985 


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil