© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Cotovelo da babá ou pronação dolorosa


A articulação do cotovelo nos permite fazer extensão, flexão, pronação (quando viramos a palma da mão para baixo) e supinação (quando viramos a palma da mão para cima).

O cotovelo da babá ou pronação dolorosa acontece um deslocamento da cabeça do rádio (osso do antebraço), esse osso participa da articulação do cotovelo. O problema acontece com maior incidência entre 18 meses a 4 anos de idade, já que os ossos e os ligamentos da criança estão em formação.

Quais situações ocorre o cotovelo da babá?

Quando criança podemos ver os pais, os irmãos mais velhos, os avós ou até mesmo a babá por algumas vezes pegar a criança pelo antebraço ou pela mão e suspender do chão. Uma forma de brincadeira que as crianças adoram é quando dois adultos pegam uma de cada lado pela mão e faz um balanço, mas não sabem do perigo. Na piscina a criança pede para sair e os pais logo puxam pelas as mãos e suspendem ela até a borda. Outra brincadeira é girar a criança no alto segurando-a pelas mãos.

Após o acontecimento, a criança começa a chorar com o braço esticado sem movimentar ao lado do corpo e os pais ficam sem saber o que fazer. Leve a criança imediatamente para o hospital, pois poderá ser necessário a redução da luxação. Quando for recorrente poderá se utilizar uma tipóia para a imobilização do cotovelo.

A dica que eu deixo aqui é que jamais pegue uma criança pela mão ou antebraço, suspenda as crianças sempre pelas axilas!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar