© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Selma Ferreira

SHIATSUnews | Medicina tradicional chinesa na atualidade


Olá, meus amigos! Essa semana falaremos sobre a medicina tradicional chinesa na atualidade.

Hoje a medicina tradicional chinesa é praticada em clínicas e hospitais especializados ou mistos tanto na China quanto em outros países, atuando paralelamente com a medicina convencional complementando-a na prevenção e no tratamento das doenças.

Seu campo é muito amplo, abrangendo a farmacopéia, a acupuntura, a dietética, a cirurgia, as massagens, a ginecologia, a medicina interna e até aos métodos de reanimação, numa abordagem mais humanista e global das enfermidades e suas causas, pois segundo a MTC o corpo humano dispõe de um sistema próprio para localização de doenças, direcionando energia e recursos para sua autocura.

Os métodos de tratamento e prevenção usados atualmente pela MTC são a fitoterapia chinesa, acupuntura, shiatsu, tuiná, dietoterapia, aurículoterapia, moxabustão, ventosaterapia e práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação (Chi Kung, Tai Chi Chuan e outros), que atuam na manutenção e na recuperação da saúde.

Existem faculdades especializadas em medicina tradicional chinesa em países como Portugal, China, Austrália, Malásia e Singapura, Irlanda, Malta, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e outros No Brasil temos faculdades especializadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, e etc.

Em 2016 o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereceu curso gratuito em Atenção Básica e entre eles estava incluído o curso de medicina tradicional chinesa.

Atualmente no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 19 modalidades de terapias alternativas em sua maioria oferecidas em Atenção Básica, que estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios. Sendo que a acupuntura, que é a prática da MTC mais difundida no ocidente já vem sendo oferecida no SUS desde 1988.

Selma Ferreira da Conceição fez cursos de Aurículoterapia (2011), Shiatsuterapia, Massoterapia (2010), Pilates Clássico e Contemporâneo (2015), Pilates nas Escolioses (2018), Tratamento de Hérnia de Disco Lombar com Terapia Manual (2018) e graduanda em Fisioterapia (UCB).