• Alexandre Madruga

ZO+ esclarece sobre problemas que aconteceram durante forte chuva


Durante o temporal da semana passada, recebemos videos e informações que as novas tubulações instaladas de esgoto tiveram "água" retornando, dando impressão de entupimento. Uma moradora informou que teve água retornando para dentro de casa na Rua Augusto Malta, coisa que jamais aconteceu antes da obra. Outro morador enviou um video da Alberico Diniz, altura do 1351, onde aparece água retornando das novas galerias instaladas de esgoto (água retornando).

Abaixo, segue perguntas que enviamos buscando esclarecimentos e as respostas da Zona Oeste Mais Saneamento.

SULACAP NEWS: O que ocorreu nesse dia com as galerias de esgoto? Porque teve "retorno"?

ZONA OESTE MAIS: Redes de esgoto não são dimensionadas para receber contribuições de águas pluviais (GAP), o que pode ocasionar retorno em caso de sobrecarga na rede, como em caso de chuvas muito fortes. É importante reforçar que os moradores devem fazer a separação interna entre água pluvial e esgoto, para evitar possível retorno também em dia de chuva.

SN: A nova rede de esgoto já está em funcionamento? Está ligada a ETE Deodoro? Se sim ou não , porque teve "retorno" de água?

ZO+: As redes de esgoto já foram implantadas e encontram-se em funcionamento. O retorno de água se deveu justamente a esta vazão excepcional de chuva que deve ser destinada para a rede de galeria de águas pluviais e não para a rede de esgoto.

SN: Qual prazo para moradores se conectarem a nova rede de esgoto?

ZO+: Durante a execução das obras, as residências que tem possibilidade já estão sendo interligadas à rede de esgoto. Nas que não são interligadas, os moradores são orientados a fazerem em até 30 dia. Além da interligação, é essencial que os moradores façam a separação interna entre água pluvial e esgoto, para que cada uma seja direcionada para a rede correspondente.

SN: Algumas residências informaram que, no momento da obra, tiveram a rede de esgoto conectada pela ZO+, como na Rua Alto Paraná. Procede? Se sim, por quê?

ZO+: Sim. Durante a obra, onde é possível, a Zona Oeste Mais Saneamento tem feito a interligação das residências à nova rede de esgoto. Nos locais onde não é possível ser feito, os moradores são avisados a realizarem a interligação.

SN: Depois da instalação dos novos hidrômetros, muito moradores reclamam do grande aumento da cobrança. A que se deve isso?

ZO+: Muitos moradores não tinham hidrômetros instalados, eram cobrados pelo mínimo ou por estimativa. Outros tinham hidrômetros antigos que já não registravam consumo em baixa vazão. O novo hidrômetro marca o consumo real de água do imóvel e os clientes pagam exatamente pelo que consomem. Clientes que tiverem o consumo acima da média, são orientados a verificar as instalações internas que podem apresentar algum vazamento, que não esteja sendo perceptível. Caso o cliente tenha alguma dúvida sobre a fatura, ele deve entrar em contato com os nossos canais de atendimento pelo 0800 025 0005, pelo e-mail faleconosco@zonaoestemais.com.br ou na loja de atendimento no Parque Shopping Sulacap – loja 179.

SN: Hidrômetros antigos poderiam estar marcando errado?

ZO+: Sim, na grande maioria das vezes, o hidrômetro antigo perde sensibilidade e não registra o consumo em baixa vazão.

SN: Em caso de dúvidas quanto ao novo hidrômetro, como deve proceder o morador?

ZO+: O cliente deve entrar em contato com os nossos canais de atendimento pelo 0800 025 0005, pelo e-mail faleconosco@zonaoestemais.com.br ou na loja de atendimento no Parque Shopping Sulacap – loja 179.


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