© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • Alexandre Madruga

Universidade na Zona Oeste inaugura Centro de Simulação Realística em Saúde


Laboratórios similares a um ambiente hospitalar vão preparar profissionais para situações de emergência médica

Nesta terça-feira (18/09), a Universidade Castelo Branco,em Realengo, inaugura, às 10h, o seu primeiro Centro de Simulação Realística em Saúde, voltado para o ensino de alunos e aprimoramento de profissionais das áreas de enfermagem, nutrição e radiologia. As simulações de atendimento vão utilizar cenários clínicos num ambiente controlado e seguro, onde são encontradas as mesmas dificuldades da rotina de um ambiente hospitalar e emergencial, em um caso real.

As salas de aula e de treinamento são similares ao ambiente de um hospital, com consultórios e ambulatórios e contam com manequins de complexidades físicas de adultos, crianças e bebês, além de partes importantes do corpo humano, o que possibilita a simulação de casos simples, como a medição de pressão arterial até uma intubação e ressuscitação cardíopulmonar (RCP). Além disso, os bonecos usados, imitam os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano, como dificuldade respiratória, batimentos cardíacos, oscilações de pressão arterial, tosse e transpiração.

De acordo com o professor Bruno Lourenço, coordenador da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Castelo Branco, a ideia é passar para o aluno e futuro profissional, toda a rotina de atendimento e vivenciar os problemas, estando preparado para a tomada de decisão que enfrentará no dia a dia. “As cenas geradas são revistas e discutidas em grupo, possibilitando o aprendizado a partir das situações vivenciadas”.

A Universidade Castelo Branco, Avenida Santa Cruz, 1.631, Realengo.

#UniversidadeCasteloBranco