Buscar
  • Alexandre Madruga

Cidade das Artes debate qualidade das vida da Zona Oeste do Rio


Segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Coração Edson Saad, da UFRJ, o risco de um morador de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ter um AVC é dez vezes maior do que o morador da Gávea, na Zona Sul. É a partir deste contraste tão marcante que a Cidade das Artes receberá, dia 29, a partir das 19h, mais uma edição do Zona Oeste Viva! O tema em debate, desta vez, será o Valor da Cultura e do Esporte para a Saúde Pública.

O evento reunirá com o médico Nelson Albuquerque de Souza Silva, diretor do Instituto do Coração Edson Saad (UFRJ); Vitor Pordeus, Professor Associado da Divisão de Psiquiatria Transcultural da Universidade McGill, em Montreal (Canadá); a atriz Daniela Fontan; e professor em Educação Física, Flávio Marimba.

Após o debate haverá performances artísticas de dois coletivos oriundos da Favela do Aço, comunidade onde a maior parte da população está em situação de risco social, localizada em Santa Cruz: o Missão Artística da Casa e a Trupe Anima Circ – Unicirco Marcos Frota.

A Zona Oeste é a com a maior população da cidade (41% dos cariocas vivem aqui), onde a Cidade das Artes é o maior equipamento público. Paradoxalmente, a região também lidera os piores Índices de Desenvolvimento Humano do Rio.

#CidadedasArtes

6 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil